MEDIAÇÕES DO CONHECIMENTO ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, O MUNDO DO TRABALHO E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.200-216Resumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia com egressos do Ensino Médio oriundos de escolas públicas, matriculados em cursos técnicos subsequentes ofertados pela instituição. Trata-se de uma análise sobre os reflexos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1998 e 2012), em meio à aprovação e implementação da reforma dessa etapa da escolarização – que retoma a pedagogia das competências – e como eles ganham materialidade na vida desses egressos inseridos no mundo do trabalho e no exercício da cidadania. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo uma bibliográfica e documental, enquanto a outra é um levantamento de campo (GIL, 2008). A pesquisa bibliográfica e documental possibilitou aprofundar o estudo sobre as categorias definidas a priori para auxiliar a análise do campo empírico. As respostas dos pesquisados permitiram identificar maior ou menor incidência das diretrizes de 1998 e 2012, apresentando-se, em diversas circunstâncias, de forma contraditória e mais afinada com o pensamento hegemônico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).