MEDIAÇÕES DO CONHECIMENTO ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, O MUNDO DO TRABALHO E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.200-216

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia  com egressos do Ensino Médio oriundos de escolas públicas, matriculados em cursos técnicos subsequentes ofertados pela instituição. Trata-se de uma análise sobre os reflexos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1998 e 2012), em meio à aprovação e implementação da reforma dessa etapa da escolarização – que retoma a pedagogia das competências – e como eles ganham materialidade na vida desses egressos inseridos no mundo do trabalho e no exercício da cidadania. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo uma bibliográfica e documental, enquanto a outra é um levantamento de campo (GIL, 2008). A pesquisa bibliográfica e documental possibilitou aprofundar o estudo sobre as categorias definidas a priori para auxiliar a análise do campo empírico. As respostas dos pesquisados permitiram identificar maior ou menor incidência das diretrizes de 1998 e 2012, apresentando-se, em diversas circunstâncias, de forma contraditória e mais afinada com o pensamento hegemônico.

Biografia do Autor

Osmar Lottermann, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS

Graduação em História pela Universidade de Passo Fundo – UPF/RS. Especialização em Ciências Sociais pela Faculdades Integradas de Amparo – FIA/SP. Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí/RS. Desenvolve suas atividades como docente no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS –, Campus Farroupilha. Pesquisador nas áreas de Currículo Integrado, Educação Popular, Educação do Campo e Educação Profissional.

Elisângela Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS, Campus Farroupilha

Licenciada em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI. Aluna do curso de Especialização em Educação: Reflexões e práticas para a Educação Básica, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Farroupilha

Isabella Alves de Cesaro, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Farroupilha. Aluna do curso de Direito na Universidade de Caxias do Sul - UCS.

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Publicado

2020-09-09

Como Citar

Lottermann, O., Siqueira, E., & de Cesaro, I. A. (2020). MEDIAÇÕES DO CONHECIMENTO ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, O MUNDO DO TRABALHO E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. Revista Contexto &Amp; Educação, 35(112), 200–216. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.200-216

Edição

Seção

Dossiê: Trabalho, Currículo Integrado e Educação