REPERCUSSÕES DA PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.185-199Palavras-chave:
Educação profissional. Prática profissional integrada. Ensino, pesquisa e extensão.Resumo
Este trabalho, oriundo de um recorte de uma investigação de dissertação de mestrado, analisa as percepções de egressos do ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP) de dois cursos técnicos de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no que diz respeito a metodologia de ensino denominada Prática Profissional Integrada (PPI) desenvolvida por esta instituição. Constituído numa abordagem qualitativa, é analisada a importância da PPI no processo formativo de estudantes do EMIEP e o reconhecimento (ou não) da presença da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e os desafios e perspectivas encontradas neste processo. Foi produzido a partir da revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo por meio de um estudo de caso envolvendo egressos dos referidos cursos, sendo que a coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário. O trabalho apresenta os princípios do EMIEP e a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, as singularidades da PPI, os resultados e as discussões da investigação e as considerações finais. Esses pontos, apresentados de forma interligada e interdependente, indicam que é necessário trazer para a educação básica, metodologias capazes de superar a fragmentação curricular e a superação da distância da análise e intervenção na realidade.
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