Concepções de Agressividade no Âmbito da Educação Infantil

Autores

  • Claudia Luíza Caimi Unijuí
  • Luís Fernando Lofrano de Oliveira Unijuí
  • Roberta Cavalheiro Haushahn

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2008.79.155-175

Resumo

O objetivo deste artigo é constatar as concepções de agressividade e suas implicações na Educação Infantil. Toma-se como referencial a Psicanálise freudo-lacaniana,
o que permite considerar a agressividade uma tendência estruturante do eu. Primeiramente procura-se definir a noção de agressividade. Busca-se também identificar as especificidades da Educação Infantil. Além da pesquisa bibliográfica, utiliza-se como metodologia os grupos focais destinados à escuta de professoras de Educação Infantil. A partir dos resultados inferem-se implicações advindas das diferentes concepções de agressividade presentes no discurso dos professores, analisando-se a possibilidade de a educação conceber a agressividade como decorrência de um processo de constituição do eu.

Biografia do Autor

Claudia Luíza Caimi, Unijuí

Doutora em Teoria da Literatura pela PUC, professora do Departamento de Letras, Artes
e Comunicação da Unijuí.

Luís Fernando Lofrano de Oliveira, Unijuí

Doutor em Psicologia pela Universidade Paris 13, professor-adjunto do Departamento de Filosofia e Psicologia da Unijuí.

Roberta Cavalheiro Haushahn

Psicóloga, mestre em Educação nas Ciências pela Unijuí/RS.

Downloads

Publicado

2013-05-17

Como Citar

Caimi, C. L., Oliveira, L. F. L. de, & Haushahn, R. C. (2013). Concepções de Agressividade no Âmbito da Educação Infantil. Revista Contexto &Amp; Educação, 23(79), 155–175. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2008.79.155-175