AS PRÁTICAS DE HOSPITALIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES INTERNACIONAIS EM RELAÇÃO AO RECEBER BEM
HOSPITALITY PRACTICES AT FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO: ANALYSIS OF INTERNATIONAL STUDENTS PERCEPTION OF WELL RECEIVING
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10601Palavras-chave:
Discentes. Hospitalidade. Internacionalização. UFMA.Resumo
O bem receber tem-se traduzido e evidenciado fortemente em grandes organizações, a incluir as universidades públicas, pois a valorização das relações através de práticas de hospitalidade tem sido um dos principais meios de acolhimento para com os discentes estrangeiros. Diante do exposto, objetiva-se neste artigo compreender a percepção dos discentes estrangeiros, participantes do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC) e do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que estudam na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Dom Delgado, São Luís, a respeito das práticas de hospitalidade promovidas pela referida instituição. A pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como base o estudo de caso. Para coleta de dados, utilizou-se o questionário, aplicado com 20 discentes através do uso da ferramenta gratuita denominada Google Forms. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes é participante do PEC-G, oriundos de países que fazem parte do continente Africano e América Latina, tendo como fluxo maior de ingressantes no semestre de 2018.1Além disso, os discentes apontam que existe um longo caminho na UFMA para o desenvolvimento de práticas de hospitalidade mais sólidas com discentes estrangeiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).