“Participação não tem Idade” Participação das Crianças e Cidadania da Infância

Autores

  • Catarina Tomás Universidade do Minho, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.78.45-68

Resumo

Este artigo pretende caracterizar algumas questões relativas à participação das criança s a partir da Sociologia da Infância, que tem vindo a considerar a infância como uma construç ão social e a compreender as crianças como actores sociais
plenos, competentes, activos e com “voz”. Defendemos uma concepção de cidadania activa e crítica que concebe às crianças e jovens como actores sociais imprescindíveis e participativos na sociedade, implicando não só o reconhecimento formal de
direitos mas também a s condiç ões do seu ex ercício por meio de uma plena participação. A participação apresenta-se, então, como condição absoluta para tornar efectivo o discurso que promove direitos para a infância e, portanto, a promoção
dos direitos de participação, nas suas várias dimensões, assume -se como um imperativo da cidadania da infância.

Biografia do Autor

Catarina Tomás, Universidade do Minho, Portugal

Socióloga, professora do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal

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Publicado

2013-05-17

Como Citar

Tomás, C. (2013). “Participação não tem Idade” Participação das Crianças e Cidadania da Infância. Revista Contexto &Amp; Educação, 22(78), 45–68. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.78.45-68