“Participação não tem Idade” Participação das Crianças e Cidadania da Infância
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.78.45-68Abstract
Este artigo pretende caracterizar algumas questões relativas à participação das criança s a partir da Sociologia da Infância, que tem vindo a considerar a infância como uma construç ão social e a compreender as crianças como actores sociaisplenos, competentes, activos e com “voz”. Defendemos uma concepção de cidadania activa e crítica que concebe às crianças e jovens como actores sociais imprescindíveis e participativos na sociedade, implicando não só o reconhecimento formal de
direitos mas também a s condiç ões do seu ex ercício por meio de uma plena participação. A participação apresenta-se, então, como condição absoluta para tornar efectivo o discurso que promove direitos para a infância e, portanto, a promoção
dos direitos de participação, nas suas várias dimensões, assume -se como um imperativo da cidadania da infância.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).