Os “Pequenos” e a Cidade: o Papel da Escola na Construção do Direito à Cidade
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.78.69-92Resumo
O presente artigo c onstitui um estudo qualitttivo de cunho etnográfico e participativo sobre as possibilidades educativas da cidade contemporânea no contexto sociocultural de uma escola pública do bairro Jardim Catarina, vinculada à rede municipal de educação de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro. As suas questões centrais consistiram em investigar e problematizar a cidade no contexto escolar, buscando, por meio de uma investigação cúmplice, complexificar a tríade escola/cidade/alfabetização numa perspectiva emancipatória que colocou em discussão o direito à cidade como pressuposto de uma cidadania para os sujeitos escolares. O estudo justifica-se pela centralidade da cidade como espaço social de práticas educativas, um livro de espaços potencialmente ensinante de um outro ethos de conviviabilidade social, cabendo portanto, aos sistemas escolares interagir na e com
a cidade, visando a não somente dilatar a face pública e culturalmente ensinante da metrópole como, também, investigar os seus impactos na subjetividade dos pequenos
em São Gonçalo. Nesse sentido, o artigo defende que o direito à cidade se inscreve não somente como uma luta dos pequenos escolares pelo acesso aos seus equipamentos socioculturais, mas, sobretudo, pela perspectiva de se discutir
e refletir com os sujeitos escolares uma cidade mais democrática, menos excludente, mais humanizada pela fruição amoros a e responsável de sua gente .
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