Os “Pequenos” e a Cidade: o Papel da Escola na Construção do Direito à Cidade
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.78.69-92Resumen
O presente artigo c onstitui um estudo qualitttivo de cunho etnográfico e participativo sobre as possibilidades educativas da cidade contemporânea no contexto sociocultural de uma escola pública do bairro Jardim Catarina, vinculada à rede municipal de educação de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro. As suas questões centrais consistiram em investigar e problematizar a cidade no contexto escolar, buscando, por meio de uma investigação cúmplice, complexificar a tríade escola/cidade/alfabetização numa perspectiva emancipatória que colocou em discussão o direito à cidade como pressuposto de uma cidadania para os sujeitos escolares. O estudo justifica-se pela centralidade da cidade como espaço social de práticas educativas, um livro de espaços potencialmente ensinante de um outro ethos de conviviabilidade social, cabendo portanto, aos sistemas escolares interagir na e com
a cidade, visando a não somente dilatar a face pública e culturalmente ensinante da metrópole como, também, investigar os seus impactos na subjetividade dos pequenos
em São Gonçalo. Nesse sentido, o artigo defende que o direito à cidade se inscreve não somente como uma luta dos pequenos escolares pelo acesso aos seus equipamentos socioculturais, mas, sobretudo, pela perspectiva de se discutir
e refletir com os sujeitos escolares uma cidade mais democrática, menos excludente, mais humanizada pela fruição amoros a e responsável de sua gente .
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).