Infância, Espaço e Subjetividade: Algumas (A)Notações Sobre as Lógicas Operatórias e Práticas Espaciais das Crianças das Classes Populares

Autores

  • Carmen Lúcia Vidal Pérez UFF

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.78.93-106

Resumo

O artigo trata da investigação que venho desenvolvendo sobre o papel da aquisição da noção de espaço e sua configuração no desenvolvimento cognitivo e escolar de crianças de classes populares urbanas de cidades periféricas do Rio de Janeiro. O
estudo insere-se numa perspectiva teórica que articula a leitura da palavra à leitura do mundo. O cotidiano constitui-se no eixo articulador de uma prática educativa em que a aprendizagem das letras está intimamente vinculada à aprendizagem do espaço e às experiências culturais locais da criança. Articulando cotidiano e infância, busco compreender as lógicas operatórias das crianças presentes em suas deci frações do espaço, para pensar como o diálogo entre os contextos vivenciais das crianças e os contextos analíticos, interpretativos, ex plicativos da teoria, pode contribuir para uma construção epistemológica capaz de fortalecer a reflexão sobre as percepções que as
crianças têm de si, de seu grupo social e de suas relações com o mundo.

Biografia do Autor

Carmen Lúcia Vidal Pérez, UFF

Doutora em Educação pela USP. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF.

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Publicado

2013-05-17

Como Citar

Pérez, C. L. V. (2013). Infância, Espaço e Subjetividade: Algumas (A)Notações Sobre as Lógicas Operatórias e Práticas Espaciais das Crianças das Classes Populares. Revista Contexto &Amp; Educação, 22(78), 93–106. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.78.93-106