A inclusão no ensino superior: O que revelam as narrativas de estudantes com deficiência física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10751

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Ensino superior. Deficiência física

Resumo

A pesquisa tem por objetivo compreender a percepção do estudante universitário com deficiência física sobre aspectos da inclusão educacional no seu processo formativo. O estudo de abordagem qualitativa ocorreu em um campus de uma universidade pública com acadêmicos com deficiência física. O levantamento aconteceu por meio de entrevista semiestruturada e questionário socioeconômico. Os dados foram tratados com base na análise de conteúdo. Os resultados foram discutidos considerando os eixos temáticos: o acesso e as políticas de inclusão; o ensino-aprendizagem e o processo formativo; as relações sociais e a acessibilidade arquitetônica. Os dados indicam que os participantes não utilizaram o sistema de cotas para acesso à instituição e que, para eles, a política inclusiva ainda é deficitária. Além disso, eles apresentam dificuldades na aprendizagem, identificam pouca flexibilização curricular, bem como, percebem pouca acessibilidade arquitetônica, sentindo barreiras atitudinais no que se refere às interações com alunos não deficientes. Conclui-se que a inclusão de estudantes com deficiência física no campus em questão é um processo em construção, pois há necessidade de avanços nos programas que propiciam a inclusão educacional para, então, possibilitar o pleno exercício dos direitos das pessoas com deficiência (PCDs) e contribuir para um processo formativo com qualidade.

 

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

Sousa, N. M. F. R., & Lima, D. C. (2023). A inclusão no ensino superior: O que revelam as narrativas de estudantes com deficiência física. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e10751. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10751

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes