Uma Experiência Inovadora de Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores

Autores

  • João Batista Siqueira Harres Univates
  • Michele Camara Pizzato Univates

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.51-80

Resumo

Neste texto são descritas as atividades desenvolvidas em uma disciplina do quinto semestre de um curso de formação de professores de ciências especificamente estruturado para propiciar vivências de prática pedagógica alternativas ao
modelo tradicional de ensino. São analisadas as propostas metodológicas elaboradas pelos futuros professores em relação a um modelo de ensino por investigação.
Segundo uma perspectiva evolutiva do desenvolvimento profissional, os resultados mostram uma aproximação das propostas em direção a níveis de maior complexidade de ensino. Ao final, se discute as implicações destes resultados para as estratégias formativas adotadas nesse curso de Licenciatura e para a formação de professores em geral.

Biografia do Autor

João Batista Siqueira Harres, Univates

Doutor em Educação, professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univates – Centro Universitário.

Michele Camara Pizzato, Univates

Mestre em Ensino de Ciências. Professora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univates – Centro Universitário

Downloads

Publicado

2013-05-20

Como Citar

Harres, J. B. S., & Pizzato, M. C. (2013). Uma Experiência Inovadora de Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores. Revista Contexto &Amp; Educação, 22(77), 51–80. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.51-80