A Pesquisa em Educação em Ciências e o Cotidiano Docente: Leituras e Apropriações
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.111-139Resumo
Neste trabalho relatamos um estudo de caso que analisa apropriações de textos produzidos no campo da pesquisa em Educação em Ciências por professores de Ciências no exercício de sua prática docente. A questão de pesquisa diz respeito aoentendimento de fatores que têm impacto nas possibilidades de apropriação e de (re)significação destes textos para a elaboração de ações didáticas. A pesquisa foi realizada no contexto de uma disciplina integrante de um curso de formação continuada de professores de Ciências e os dados analisados consistem dos trabalhos desenvolvidos pelos professores participantes e das suas falas em uma entrevista individual realizada ao final do curso. A análise baseou-se nas categorias bakhtinianas de voz e horizonte social. Nossos resultados apontam para o fato de que os professores realizam suas leituras dos textos de pesquisa de um ponto de vista identificado com um lugar social considerado distante daquele ocupado pelos produtores dos discursos das pesquisas e ajudam a (re)significar o sentido de dificuldades e resistências por parte dos professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).