A Pesquisa em Educação em Ciências e o Cotidiano Docente: Leituras e Apropriações

Autores

  • Isabel Martins Ufrj
  • Renata Moebus
  • Francine Lopes Pinhão
  • Amanda Lima

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.111-139

Resumo

Neste trabalho relatamos um estudo de caso que analisa apropriações de textos produzidos no campo da pesquisa em Educação em Ciências por professores de Ciências no exercício de sua prática docente. A questão de pesquisa diz respeito ao
entendimento de fatores que têm impacto nas possibilidades de apropriação e de (re)significação destes textos para a elaboração de ações didáticas. A pesquisa foi realizada no contexto de uma disciplina integrante de um curso de formação continuada de professores de Ciências e os dados analisados consistem dos trabalhos desenvolvidos pelos professores participantes e das suas falas em uma entrevista individual realizada ao final do curso. A análise baseou-se nas categorias bakhtinianas de voz e horizonte social. Nossos resultados apontam para o fato de que os professores realizam suas leituras dos textos de pesquisa de um ponto de vista identificado com um lugar social considerado distante daquele ocupado pelos produtores dos discursos das pesquisas e ajudam a (re)significar o sentido de dificuldades e resistências por parte dos professores.

Biografia do Autor

Isabel Martins, Ufrj

Doutora em Educação. Professora adjunta do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes) da UFRJ.

Renata Moebus

Licencianda em Ciências Biológicas na UFRJ.

Francine Lopes Pinhão

Mestranda em Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ). pinhaofl@hotmail.com

Amanda Lima

Licencianda em Ciências Biológicas na UFRJ.

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Publicado

2013-05-20

Como Citar

Martins, I., Moebus, R., Pinhão, F. L., & Lima, A. (2013). A Pesquisa em Educação em Ciências e o Cotidiano Docente: Leituras e Apropriações. Revista Contexto &Amp; Educação, 22(77), 111–139. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.111-139