O uso de jogos na construção do conhecimento em engenharia de requisitos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10926Palavras-chave:
Engenharia de requisitos, construtivismo, práticas educativas, jogos.Resumo
A Engenharia de Requisitos é uma atividade importante do processo de desenvolvimento de software, responsável por extrair e definir as necessidades do sistema. Para tanto, este artigo tem por finalidade abordar os principais conceitos da teoria construtivista, de modo a aplicar uma atividade de ensino sobre o tema Engenharia de Requisitos para um curso de Tecnologia. Apresenta a condução da experiência de uma atividade para introduzir o conteúdo sobre Engenharia de Requisitos, no curso de Análise e Projeto de Sistemas, no quarto nível do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão. A prática educativa proposta é baseada no construtivismo, que alude a uma teoria, um modo de ser do conhecimento ou um movimento de pensamento que se revela no avanço das ciências e da filosofia dos últimos séculos. Essa prática objetivou a participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem, com base em analogia com jogos recreativos, de tabuleiro e de cartas. Os resultados sugerem que os alunos foram capazes de relacionar o aprendizado do jogo com o conteúdo da aula e alcançaram o conhecimento esperado.
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