REFLEXÃO E DIÁLOGO SOBRE SUSTENTABILIDADE NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR
REFLECTION AND DIALOGUE ON SUSTAINABILITY IN PRIMARY AND FURTHER EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10958Palavras-chave:
Educação ambiental; Ensino formal; Pesquisa-ação; Palestra Interativa.Resumo
Este estudo teve como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre sustentabilidade a partir de conhecimentos prévios dos estudantes da educação básica e do ensino superior no Instituto Federal do Paraná Campus Umuarama. Trata-se de uma pesquisa-ação que iniciou com um diagnóstico, composto por oito questões, aplicado a uma amostra de trinta e seis discentes, formando três grupos focais: 1) Dez estudantes do Ensino Médio (educação básica); 2) Vinte e um estudantes de graduação (ensino superior); 3) Cinco estudantes do mestrado em Sustentabilidade (ensino superior Stricto sensu). Partindo desse diagnóstico, foi organizada uma palestra interativa para provocar a reflexão e o diálogo sobre sustentabilidade com os três grupos reunidos. Observou-se que os estudantes do ensino superior, especialmente os mestrandos, apresentaram maior conhecimento a respeito do assunto. Além disso, a interação entre estudantes de diferentes níveis de ensino foi benéfica, visto que as controvérsias e consensos relacionados à sustentabilidade puderam ser discutidos entre os atores do estudo e a literatura.
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