Desenvolvimento na primeira infância: Convergindo neurociências e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10970

Palavras-chave:

Neurociências, Educação, Primeira Infância

Resumo

A Primeira Infância, período que compreende os seis primeiros anos de vida, é uma etapa da vida na qual se observam intensas alterações na estrutura e no funcionamento cerebral. Pesquisas indicam que durante os primeiros anos de vida se forma a arquitetura cerebral que permite que aprendizagens alcançadas fundamentem o desenvolvimento nas etapas subsequentes. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, fazendo uso de revisão bibliográfica em autores das áreas de Neurociência e Educação a fim de elencar saberes transdisciplinares que possam promover esclarecimentos sobre o desenvolvimento e a aprendizagem na Primeira Infância. A pesquisa aponta que o conhecimento sobre termos como neuroplasticidade, estímulos, emoção e memória favorece o diálogo entre Neurociências e Educação, além de colaborar para o esclarecimento sobre a temática aos docentes que lecionam para crianças na Educação Infantil (EI), fomentando o desenvolvimento de práticas pedagógicas que consideram o funcionamento cerebral na Primeira Infância.

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

Crespi, L., Noro, D., & Nóbile, M. F. (2023). Desenvolvimento na primeira infância: Convergindo neurociências e educação. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e10970. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10970

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes