ABORDAGENS ALUSIVAS À TEORIA DA COMPLEXIDADE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2005.73-74.9-40Resumo
Este artigo apresenta algumas abordagens alusivas à Teoria daComplexidade, que emergiu em contraponto ao modelo
newtoniano-cartesiano, que preza a linearidade e a
mecanicidade. Esta Teoria sugere observar e analisar os sistemas no todo e nas partes, pois, deste modo, será possível se aperceber das interações, das conexões, das propriedades
emergentes, das diferenças entre as partes que constituem o
todo do sistema e do todo investigado em suas partes. Para
consolidar o estudo proposto foi efetuada uma coleta de dados
secundários por meio de pesquisa bibliográfica em livros, artigos, dissertações e teses. A partir disso, as informações foram descritas, sistematizadas e analisadas considerando as peculiaridades e similaridades das abordagens. Conclui-se que a Ciência da complexidade tem como característica a transdisciplinaridade, o que se reflete nas peculiaridades
focadas pelos diferentes pesquisadores da área. Os estudos na
área da Complexidade, todavia, apresentam algumas similaridades evidentes em suas abordagens, principalmente consoante a visão sistêmica, as emergências e a visão do todo e das partes de um sistema. Ademais, destaca-se a importância da questão relacionada à interação entre a causa e o efeito, bem como da relação da auto-organização com o meio ambiente, refletindo a percepção de que a sustentabilidade é fundamental para que ocorra a regeneração do sistema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.