ABORDAGENS ALUSIVAS À TEORIA DA COMPLEXIDADE

Autores

  • Amanda Eyng Savi NIEPC
  • Simone Sehnem
  • Rolf Hermann Erdmann UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2005.73-74.9-40

Resumo

Este artigo apresenta algumas abordagens alusivas à Teoria da
Complexidade, que emergiu em contraponto ao modelo
newtoniano-cartesiano, que preza a linearidade e a
mecanicidade. Esta Teoria sugere observar e analisar os sistemas no todo e nas partes, pois, deste modo, será possível se aperceber das interações, das conexões, das propriedades
emergentes, das diferenças entre as partes que constituem o
todo do sistema e do todo investigado em suas partes. Para
consolidar o estudo proposto foi efetuada uma coleta de dados
secundários por meio de pesquisa bibliográfica em livros, artigos, dissertações e teses. A partir disso, as informações foram descritas, sistematizadas e analisadas considerando as peculiaridades e similaridades das abordagens. Conclui-se que a Ciência da complexidade tem como característica  a transdisciplinaridade, o que se reflete nas peculiaridades
focadas pelos diferentes pesquisadores da área. Os estudos na
área da Complexidade, todavia, apresentam algumas similaridades evidentes em suas abordagens, principalmente consoante a visão sistêmica, as emergências e a visão do todo e das partes de um sistema. Ademais, destaca-se a  importância da questão relacionada à interação entre a causa e o efeito, bem como da relação da auto-organização com o meio ambiente, refletindo a percepção de que a sustentabilidade é fundamental para que ocorra a regeneração do sistema.

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Publicado

2013-05-21

Como Citar

Savi, A. E., Sehnem, S., & Erdmann, R. H. (2013). ABORDAGENS ALUSIVAS À TEORIA DA COMPLEXIDADE. Revista Contexto &Amp; Educação, 20(73-74), 9–40. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2005.73-74.9-40