EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM E A COMPLEXIDADE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2005.73-74.103-117Resumo
Esta reflexão teórica objetivou estabelecer relação entre a educação na Enfermagem e a complexidade, segundo Edgar Morin. Procurou-se entender o cuidado como principal ferramenta da ação do enfermeiro e a partir disso possibilitar o direcionamento do ensino desta disciplina a eleger alguns parâmetros necessários para torná-lo geral, crítico, reflexivo e ético, conforme sugestão das Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Enfermagem. Pensou-se em alguns elementos necessários à formação do enfermeiro a partir dos pressupostos de Morin, como o estímulo: às habilidades cognitivas, à pesquisa, à extensão, ao desenvolvimento das aulas práticas e dos estágios.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).