A MEDIAÇÃO DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
DIDACTIC MEDIATION IN LEARNING: THE CONSTRUCTION OF THE GEOGRAPHICAL KNOWLEDGE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.11293Palavras-chave:
Mediação Didática; Construção do Conhecimento; Geografia; Teoria Histórico-Cultural.Resumo
Este artigo busca atender, especificamente, a dois objetivos: compreender o conceito de mediação na teoria histórico-cultural; destacar a importância da mediação didática para a aprendizagem geográfica. Este trabalho fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural e tem por objetivo utilizar como referência básica um de seus precursores, o professor e pesquisador bielo-russo Lev Semionovitch Vigotski (1896-1934). A perspectiva vigotskiana e seus desdobramentos para o campo educacional se configuram como um essencial postulado teórico, principalmente no que se refere a quatro importantes contribuições desse estudo: a mediação, sobretudo a didática; a internalização; a formação de conceitos e as funções psíquicas superiores. Com base na reflexão que introduz este artigo, o presente estudo tem como finalidade desenvolver uma discussão, prioritariamente, acerca de um dos conceitos que envolvem um método e um caminho metodológico a se seguir no ensino – a mediação –, à luz da perspectiva teórica vigotskiana. Cabe, assim, indagar: como a mediação do professor propicia a atividade cognitiva do aluno, a partir de um encaminhamento metodológico?
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