MEMÓRIAS DO BRASIL: INVASÃO, TRÁFICO DE NEGROS E VIOLÊNCIA

MEMORIES OF BRAZIL: INVASION, TRAFFICKING IN BLACK AND VIOLENCE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11478

Palavras-chave:

Escravidão, Violência, Racismo

Resumo

O presente artigo apresenta um panorama histórico do violento processo que os povos originários do Brasil e os povos africanos sofreram no Brasil na época da colonização. Portanto, o artigo faz um passeio pela história do Brasil, a partir dos anos de 1500, passando pela escravização dos povos indígenas e transitando pela escravização dos povos africanos submetidos à escravidão pelas elites coloniais da época. Para a realização deste trabalho escolhemos como recurso metodológico a revisão de literatura. Diante do que foi apresentado no decorrer deste trabalho podemos considerar que desde os primórdios da colonização do Brasil as populações minoritárias como os indígenas e os africanos escravizados foram submetidos a diferentes tipos de violência, as quais repercutem até os dias atuais.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrando em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua principalmente nos seguites temas: relações raciais, educação, saúde mental da população negra e racismo.   Samara Silva dos Santos² Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Samara Silva dos Santos, UFSM

Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Departamento de Psicologia.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Machado, P. H., & Santos, S. S. dos. (2022). MEMÓRIAS DO BRASIL: INVASÃO, TRÁFICO DE NEGROS E VIOLÊNCIA: MEMORIES OF BRAZIL: INVASION, TRAFFICKING IN BLACK AND VIOLENCE. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 293–307. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11478

Edição

Seção

Interculturalidade e Educação