MEMÓRIAS DO BRASIL: INVASÃO, TRÁFICO DE NEGROS E VIOLÊNCIA
MEMORIES OF BRAZIL: INVASION, TRAFFICKING IN BLACK AND VIOLENCE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11478Palabras clave:
Escravidão, Violência, RacismoResumen
O presente artigo apresenta um panorama histórico do violento processo que os povos originários do Brasil e os povos africanos sofreram no Brasil na época da colonização. Portanto, o artigo faz um passeio pela história do Brasil, a partir dos anos de 1500, passando pela escravização dos povos indígenas e transitando pela escravização dos povos africanos submetidos à escravidão pelas elites coloniais da época. Para a realização deste trabalho escolhemos como recurso metodológico a revisão de literatura. Diante do que foi apresentado no decorrer deste trabalho podemos considerar que desde os primórdios da colonização do Brasil as populações minoritárias como os indígenas e os africanos escravizados foram submetidos a diferentes tipos de violência, as quais repercutem até os dias atuais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).