Planejamento pedagógico: A realidade/atualidade como ponto de partida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11480

Palavras-chave:

Planejamento pedagógico; Realidade/atualidade como ponto de partida; Perspectiva marxista; MST.

Resumo

Este artigo analisa o planejamento pedagógico a partir da realidade/atualidade como ponto de partida em diferentes teorias/tendências e aprofunda a proposta na perspectiva marxista. Assume o planejamento como elemento central na organização do trabalho pedagógico. Explicita duas experiências de planejamento na perspectiva marxista, a pedagogia histórico-crítica e os Complexos de Estudo. Realiza pesquisa bibliográfica e de campo a partir dos programas e projetos de extensão universitária realizados pelos autores em contexto do campo e indígena, no Paraná. Além disso, ressalta que a perspectiva crítica da educação, de base marxista, assume a realidade/atualidade como base para o planejamento escolar, no qual se coloca o desafio de apreendê-la dialeticamente como educação da classe trabalhadora. Evidencia avanços na proposta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o planejamento nas escolas de acampamento e assentamento desde os Complexos de Estudo. Destaca também que nessa experiência as ações de planejar envolvem a intenção de apreender o conhecimento e formar os estudantes para atuar na realidade/atualidade para superar a opressão, exploração e expropriação presentes na sociedade capitalista. Conclui que a experiência de planejamento do MST dá um salto ontológico na sua práxis quando incorpora a categoria atualidade e atribui um novo sentido à categoria realidade, superando-a por incorporação.

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

Gehrke, M., Hammel, A. C., & Siebert Sapelli, M. L. (2023). Planejamento pedagógico: A realidade/atualidade como ponto de partida. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e11480. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11480

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes