Atividade física e saúde na educação física escolar: perspectivas de professores formadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11484

Palavras-chave:

Atividade Física. Saúde. Educação Física Escolar. Professores Formadores.

Resumo

Este estudo objetivou analisar a compreensão de professores do ensino superior acerca da relação teórico-metodológica entre atividade física e saúde nas aulas de Educação Física escolar. A pesquisa foi desenvolvida com sete professores de um curso de licenciatura em Educação Física de uma instituição privada que responderam um questionário composto por seis questões. O resultado mostrou ampla diversidade na compreensão da concepção de saúde, havendo entre eles tanto os que a associaram exclusivamente à ausência de doenças, como os que a entenderam como um direito social de perspectiva coletiva. Ao relacionar a saúde com a Educação Física escolar, percebeu-se que ainda existe a ideia de que esta disciplina é a principal responsável por abordar o tema, desconsiderando uma proposta coletiva e colaborativa entre os diferentes atores da escola. Com relação à atividade física no contexto da Educação Física escolar, cinco participantes posicionaram-se estabelecendo uma relação de causalidade com a saúde, e apenas dois a relativizaram a outros fatores. Ainda há um distanciamento significativo entre a compreensão de alguns professores e a proposta trazida pelo paradigma atual da Promoção da Saúde no que concerne à relação teórico-metodológica entre atividade física e saúde no contexto das aulas de Educação Física escolar.

Palavras-chave: Atividade Física. Saúde. Educação Física Escolar. Professores Formadores.

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

Nascimento, K. F., Torres, A. L., & Ferreira, H. S. (2023). Atividade física e saúde na educação física escolar: perspectivas de professores formadores. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e11484. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11484

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde