Atividade física e saúde na educação física escolar: perspectivas de professores formadores
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11484Palabras clave:
Atividade Física. Saúde. Educação Física Escolar. Professores Formadores.Resumen
Este estudo objetivou analisar a compreensão de professores do ensino superior acerca da relação teórico-metodológica entre atividade física e saúde nas aulas de Educação Física escolar. A pesquisa foi desenvolvida com sete professores de um curso de licenciatura em Educação Física de uma instituição privada que responderam um questionário composto por seis questões. O resultado mostrou ampla diversidade na compreensão da concepção de saúde, havendo entre eles tanto os que a associaram exclusivamente à ausência de doenças, como os que a entenderam como um direito social de perspectiva coletiva. Ao relacionar a saúde com a Educação Física escolar, percebeu-se que ainda existe a ideia de que esta disciplina é a principal responsável por abordar o tema, desconsiderando uma proposta coletiva e colaborativa entre os diferentes atores da escola. Com relação à atividade física no contexto da Educação Física escolar, cinco participantes posicionaram-se estabelecendo uma relação de causalidade com a saúde, e apenas dois a relativizaram a outros fatores. Ainda há um distanciamento significativo entre a compreensão de alguns professores e a proposta trazida pelo paradigma atual da Promoção da Saúde no que concerne à relação teórico-metodológica entre atividade física e saúde no contexto das aulas de Educação Física escolar.
Palavras-chave: Atividade Física. Saúde. Educação Física Escolar. Professores Formadores.
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