Atividade física e saúde na educação física escolar: perspectivas de professores formadores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11484

Palabras clave:

Atividade Física. Saúde. Educação Física Escolar. Professores Formadores.

Resumen

Este estudo objetivou analisar a compreensão de professores do ensino superior acerca da relação teórico-metodológica entre atividade física e saúde nas aulas de Educação Física escolar. A pesquisa foi desenvolvida com sete professores de um curso de licenciatura em Educação Física de uma instituição privada que responderam um questionário composto por seis questões. O resultado mostrou ampla diversidade na compreensão da concepção de saúde, havendo entre eles tanto os que a associaram exclusivamente à ausência de doenças, como os que a entenderam como um direito social de perspectiva coletiva. Ao relacionar a saúde com a Educação Física escolar, percebeu-se que ainda existe a ideia de que esta disciplina é a principal responsável por abordar o tema, desconsiderando uma proposta coletiva e colaborativa entre os diferentes atores da escola. Com relação à atividade física no contexto da Educação Física escolar, cinco participantes posicionaram-se estabelecendo uma relação de causalidade com a saúde, e apenas dois a relativizaram a outros fatores. Ainda há um distanciamento significativo entre a compreensão de alguns professores e a proposta trazida pelo paradigma atual da Promoção da Saúde no que concerne à relação teórico-metodológica entre atividade física e saúde no contexto das aulas de Educação Física escolar.

Palavras-chave: Atividade Física. Saúde. Educação Física Escolar. Professores Formadores.

Citas

ALBERTO, Alvaro Adolfo Duarte; FIGUEIRA JUNIOR, Aylton. Percepções de determinantes bioculturais da atividade física e associação com características pessoais e profissionais de professores de educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 8, p. 275-282, 2015.

ARAÚJO, Denise Sardinha Mendes Soares de; ARAÚJO, Claudio Gil Soares de. Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde em adultos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 6, n. 5, set./out. 2000.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução nº 218, de 6 de março de 1997a. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, v. 83, 1997a. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1997/res0218_06_03_1997.html. Acesso em 01 de jun. de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente e saúde. vol. 9. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1997b.

BATISTELLA, Carlos. Abordagens Contemporâneas do Conceito de Saúde. In: FONSECA, Angélica Ferreira; CORBO, Ana Maria D’Andrea (org.). O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro: EPSVJ; Fiocruz, 2007.

CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. 6. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

CAPONI, Sandra. A saúde como objeto de reflexão filosófica. In: BAGRICHEVSKY, Marcos; PALMA, Alexandre; ESTEVÃO, Adriana. A saúde em debate na educação física. Blumenau: EDIBES, 2003.

CARVALHO; Yara Maria; FREITAS, Fabiana Fernandes de. O “mito” da atividade física e saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2016.

COELHO, Christianne de Faria; BURINI, Roberto Carlos. Atividade física para prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis e da incapacidade funcional. Revista de Nutrição. v. 22, n. 6, p. 937-946, nov./dez. 2009.

CZERESNIA, Dina Freitas C. M. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: CZERESNIA, Dina Freitas C. M. (org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p. 39-53.

DALMOLIN, Bárbara Brezolin; BACKES, Dirce Stein; ZAMBERLAN, Cláudia; SCHAURICH, Diego; COLOMÉ, Juliana Silveira; GEHLEN, Maria Helena. Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde. Esc. Anna Nery, v. 15, n. 2, p. 389-39, abr./jun. 2011.

DEVIDE, Fabiano Pries. Educação física, qualidade de vida e saúde: campos de intersecção e reflexões sobre a intervenção. Movimento, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 77-84, 2002.

DEVÍS, L. La salud em el currículum de la Educación Física: fundamentación teórica y materiales curriculares. 2003. Disponível em: https://alojamientos.uva.es/guia_docente/uploads/2013/406/40658/1/Documento39.pdf. Acesso em: 5 ago. 2015.

DEVÍS, J. D.; CARRILLO, V. J. B. La educación física escolar y la promoción de la actividad física y la salud. 2007. Disponível em: http://estudiantes.iems.edu.mx/cired/docs/ae/pp/ef/aeppefpt03pdf02.pdf. Acesso em: 5 ago. 2015.

DEVÍS, J. D.; PEIRÓ, C. La actividad física y la promoción de la salud em niños/as y jóvenes: la escuela y la educación física. Revista de psicologia del deporte, v. 4, p. 71-86, 1993.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; SILVA, Silvina Pimentel; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; SALES, José Albio Moreira de. Trilhas do labirinto na pesquisa educacional qualitativa: procedimentos de coleta de dados ao trabalho de campo. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NUNES, João Batista Carvalho; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria (org.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2010.

FATENE. Faculdade Terra Nordeste. Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física. 2014, p. 21. Disponível em: https://fatene.edu.br. Acesso em: 10 jun. 2017.

FERREIRA, Heraldo Simões. Educação física e saúde em escolas públicas de Fortaleza: uma proposta de ensino. Fortaleza: EdUECE, 2012.

FERREIRA, Heraldo Simões; OLIVEIRA, Braulio Nogueira de; SAMPAIO, José Jackson Coelho. Análise da percepção dos professores de educação física acerca da interface entre a saúde e a educação Física escolar: conceitos e metodologias. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 673-685, jul./set. 2013.

FERREIRA, Marcos Santos; NAJAR, Alberto Lopes. Programas e campanhas de promoção da atividade física. Ciência e Saúde Coletiva, v. 10, p. 207-219, 2005.

GUEDES, Dartagnan Pinto. Educação para a saúde mediante programas de educação física escolar. Motriz, v. 5, n. 1, jun. 1999.

GUEDES, Joana Elisabete Ribeiro Pinto; GUEDES, Dartagnan Pinto. Características dos programas de educação física escolar. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 49-62, jan./jun. 1997.

HALLAL, Pedro Curl; KNUTH, Alan Goulart; CRUZ, Danielle Keylla Alencar; MALTA, Deborah Carvalho. Prática de atividade física em adolescentes brasileiros. Ciência e Saúde Coletiva, v. 15, n. 2, p. 3.035-3.042, 2010.

KREMER, Marina Marques; REICHERT, Felipe Fossati; HALLAL, Pedro Curi. Intensidade e duração dos esforços físicos em aulas de Educação Física. Revista de Saúde Pública, v. 46, n. 2, p. 320-326, 2012.

MALTA, Deborah Carvalho; MORAIS NETO, Otaliba Libanio; SILVA, Marta Maria Alves da; ROCHA, Dais; CASTRO, Adriana Miranda de; REIS, Ademar Arthur Chioro dos; AKERMAN, Marco. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS): capítulos de uma caminhada ainda em construção. Revista Ciência e Saúde, v. 21, n. 6, p. 1.683-1.694, 2016.

MEZZAROBA, Cristiano. Ampliando o olhar sobre a saúde na educação física escolar: críticas e possibilidades do diálogo com o tema do meio ambiente a partir da saúde coletiva. Motrivivência, Ano 24, n. 38, p. 231-246, jun. 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Saúde como responsabilidade cidadã. In: BAGRICHEVSKY, Marcos; PALMA, Alexandre; ESTEVÃO, Adriana. A saúde em debate na educação física. Blumenau: EDIBES, 2006.

MIRANDA, Made Júnior. Educação física e saúde na escola. Estudos, Goiânia, v. 33, n. 7/8, p. 643-653, jul./ago. 2006.

MONTEIRO, Paulo Henrique Nico; BIZZO, Nelio. A saúde no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise dos documentos de referência. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA, 8., 2011. [S.l.]. Anais [...]. [S.l.:s.n], 2011.

NAHAS, Markus Vinicius; PIRES, Mário César; WALTRICK, Ana Cristina de; BEM, Maria Fermínia L. de. Educação para atividade física e saúde. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 1, n. 1, p. 57-65, 1995.

OLIVEIRA, Arli Ramos de; MARANI, Fernando; OMORI, Marcos Kazuyoshi; ONO, Melina Yumi. A promoção de saúde e qualidade de vida na educação básica: um olhar na educação física que temos para a educação física que queremos. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 2., 2005. [S.l.]. Anais [...]. [S.l.:s.n], p. 103-116, jul. 2005.

OLIVEIRA, Victor José Machado de; GOMES, Ivan Marcelo; BRACHT, Valter. Educação para a saúde na educação física escolar: uma questão pedagógica!. Cadernos de Formação RBCE, v. 5, n. 2, p. 68-79, set. 2014.

OLIVEIRA, Vitor José Machado de; MARTINS, Izabella Rodrigues; BRACHT, Valter. Projetos e práticas em educação para a saúde em educação física escolar: possibilidades!. Revista da Educação Física, Maringá, v. 26, n. 2, p. 243-255, 2015.

PALMA, Alexandre. Educação Física, corpo e saúde: uma reflexão sobre outros “modos de olhar”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 22, n. 2, p. 23-39, jan. 2001.

SCLIAR, Moacyr. História do conceito de saúde. Revista Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, p. 29-41, 2007.

SÍCOLI; Juliana Lordello; NASCIMENTO, Paulo Roberto do. Promoção de saúde: concepções, princípios e operacionalização. Interface, Botucatu, v. 7, n. 12, p. 101-122, 2003. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832003000100008. Acesso em: 20 set. 2017.

SILVEIRA, Eder Fontoura; SILVA, Marcelo Cozzensa da. Conhecimento sobre atividade física dos estudantes de uma cidade do sul do Brasil. Motriz, Rio Claro, v. 17, n. 3, p. 456-467, jul./set. 2011.

SOLOMON, Henry A. O mito do exercício. São Paulo: Summus, 1991.

Publicado

2023-06-07

Cómo citar

Nascimento, K. F., Torres, A. L., & Ferreira, H. S. (2023). Atividade física e saúde na educação física escolar: perspectivas de professores formadores. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e11484. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11484

Número

Sección

Educação, ambiente e saúde