O ensino de ciências na educação infantil: Um olhar docente sobre a formação das crianças
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11525Palavras-chave:
ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, PERCEPÇÃO DOCENTEResumo
Este trabalho é fruto de uma pesquisa, estudo de caso, realizada em uma escola de Educação Infantil na rede municipal de Uruguaiana/RS. O grupo pesquisado foi composto por 16 professoras. A pesquisa teve por escopo verificar as percepções, conhecimentos e abordagens dos professores sobre o ensino de ciências; investigar como ocorre o processo de formação continuada desses professores na rede municipal de ensino e diagnosticar dificuldades e facilidades dos professores para a abordagem do ensino em ciências. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionário semiestruturado e a avaliação qualitativa foi desenvolvida segundo a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que as percepções das docentes sobre o ensino de ciências são variadas e amplas. Em relação às práticas pedagógicas desenvolvidas, verificou-se que as mesmas são coerentes com a etapa de desenvolvimento das crianças, porém faltam atividades que instiguem as crianças a formular hipóteses e experimentar atividades lúdicas com foco nas ciências. Contudo, aponta-se como alternativa para a melhoria da prática didático-pedagógica a formação continuada de professores e o desenvolvimento de estratégias educacionais contextualizadas com as demais áreas do conhecimento, a fim de tornar as aulas mais interessantes e promover o desenvolvimento pleno das crianças.
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