DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE COMPUTAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOCENTES
PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF COMPUTING PROFESSORS: AN ANALYSIS OF TEACHING PRACTICES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.201-223Palavras-chave:
Desenvolvimento Profissional Docente. Prática docente. Sociologia FenomenológicaResumo
Este artigo mostra como professores de computação não licenciados experienciaram o desenvolvimento profissional docente nos anos iniciais do exercício docente no curso de Licenciatura em Computação. A base metodológica para a produção deste artigo está fundamentada nas narrativas desses professores, nos referencias teóricos da sociologia fenomenológica de Alfred Schutz e nos modos de análise fenomenológica indicados por M. Bicudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, empírica-compreensiva que tem como objetivo identificar, descrever e analisar experiências de docentes bacharéis ou tecnólogos, da área de computação, sobre a prática docente nos três primeiros anos de atuação como professor formador de futuros docentes de computação. A compreensão dessas práticas nos mostrou que os participantes compreendem o trabalho docente na dimensão do contexto de vida experienciado por eles, não se orientando em concepções teóricas e/ou pedagógicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).