DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE COMPUTAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOCENTES

PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF COMPUTING PROFESSORS: AN ANALYSIS OF TEACHING PRACTICES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.201-223

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente. Prática docente. Sociologia Fenomenológica

Resumo

Este artigo mostra como professores de computação não licenciados experienciaram o desenvolvimento profissional docente nos anos iniciais do exercício docente no curso de Licenciatura em Computação. A base metodológica para a produção deste artigo está fundamentada nas narrativas desses professores, nos referencias teóricos da sociologia fenomenológica de Alfred Schutz e nos modos de análise fenomenológica indicados por M. Bicudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, empírica-compreensiva que tem como objetivo identificar, descrever e analisar experiências de docentes bacharéis ou tecnólogos, da área de computação, sobre a prática docente nos três primeiros anos de atuação como professor formador de futuros docentes de computação. A compreensão dessas práticas nos mostrou que os participantes compreendem o trabalho docente na dimensão do contexto de vida experienciado por eles, não se orientando em concepções teóricas e/ou pedagógicas.

Biografia do Autor

Andréia Maria Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (1995), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). Desde 2015, é professora adjunta, regime de dedicação exclusiva, do Departamento II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Atua como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS, no qual exerceu a função de vice-coordenadora (2011-2012) e coordenadora (2018-2020). Desde 2015, é coordenadora da turma especial de Doutorado Interinstitucional (DINTER/CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA-UEFS. Também é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (2013-2015). Orienta projetos de pesquisa de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA), certificado pelo CNPq junto à UFBA. Atuou como vice-coordenadora (2012-2015) e coordenadora (2015-2019) do GT19 – Educação Matemática da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e como 4ª secretária (1997-2001) e 1º tesoureira (2004-2007) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Bahia (SBEM-BA). É sócia das seguintes sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Possui experiência na área de Educação Matemática, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Formação e prática pedagógica de professores que lecionam Matemática, Modelagem Matemática e Materiais Curriculares Educativos

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Publicado

2021-07-06

Como Citar

Britto, R. G., & de Oliveira, A. M. P. . (2021). DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE COMPUTAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOCENTES: PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF COMPUTING PROFESSORS: AN ANALYSIS OF TEACHING PRACTICES. Revista Contexto & Educação, 36(114), 201–223. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.201-223

Edição

Seção

Dossiê Ensino da Computação e Pensamento Computacional