DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE COMPUTAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOCENTES
PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF COMPUTING PROFESSORS: AN ANALYSIS OF TEACHING PRACTICES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.201-223Palabras clave:
Desenvolvimento Profissional Docente. Prática docente. Sociologia FenomenológicaResumen
Este artigo mostra como professores de computação não licenciados experienciaram o desenvolvimento profissional docente nos anos iniciais do exercício docente no curso de Licenciatura em Computação. A base metodológica para a produção deste artigo está fundamentada nas narrativas desses professores, nos referencias teóricos da sociologia fenomenológica de Alfred Schutz e nos modos de análise fenomenológica indicados por M. Bicudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, empírica-compreensiva que tem como objetivo identificar, descrever e analisar experiências de docentes bacharéis ou tecnólogos, da área de computação, sobre a prática docente nos três primeiros anos de atuação como professor formador de futuros docentes de computação. A compreensão dessas práticas nos mostrou que os participantes compreendem o trabalho docente na dimensão do contexto de vida experienciado por eles, não se orientando em concepções teóricas e/ou pedagógicas.
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