O MUNDO DE COMENIUS: entre conflitos e guerras uma luz para a prática pedagógica. Quatrocentos e dez anos do nascimento do autor da Didática Magna
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2002.68.41-53Resumo
O presente artigo visa resgatar o contexto histórico-social deum dos mais importantes teórico-práticos da Didática e, conseqüentemente, da Pedagogia ocidental. Comenius viveu num dos períodos mais conturbados da Europa, em meio a um processo de longas e contínuas guerras religiosas e na transição do período do Feudalismo para a Modernidade. Submetido a profundos sofrimentos, Comenius não furtou-se em buscar, insistentemente, alternativas para educar melhor o ser humano e, assim, possibilitar-lhe vida mais digna e humana. Para Comenius, a educação era o caminho para um ser humano e uma sociedade melhor. Conhecer o contexto de sua prática e produção teórica pode contribuir para uma reconstrução da utopia em educação, tão necessária para a nossa prática pedagógica.
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