O MUNDO DE COMENIUS: entre conflitos e guerras uma luz para a prática pedagógica. Quatrocentos e dez anos do nascimento do autor da Didática Magna

Authors

  • Alvori Ahlert Unioeste, PR

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2002.68.41-53

Abstract

O presente artigo visa resgatar o contexto histórico-social de
um dos mais importantes teórico-práticos da Didática e, conseqüentemente, da Pedagogia ocidental. Comenius viveu num dos períodos mais conturbados da Europa, em meio a um processo de longas e contínuas guerras religiosas e na transição do período do Feudalismo para a Modernidade. Submetido a profundos sofrimentos, Comenius não furtou-se em buscar, insistentemente, alternativas para educar melhor o ser humano e, assim, possibilitar-lhe vida mais digna e humana. Para Comenius, a educação era o caminho para um ser humano e uma sociedade melhor. Conhecer o contexto de sua prática e produção teórica pode contribuir para uma reconstrução da utopia em educação, tão necessária para a nossa prática pedagógica.

Published

2013-05-22

How to Cite

Ahlert, A. (2013). O MUNDO DE COMENIUS: entre conflitos e guerras uma luz para a prática pedagógica. Quatrocentos e dez anos do nascimento do autor da Didática Magna. Context and Education Journal, 17(68), 41–53. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2002.68.41-53