MEMÓRIA E PRÁTICA DOCENTE: Relatando caminhos da construção identitária
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2002.68.67-80Resumo
O presente texto busca trazer a análise da influência da memória sobre o processo de identificação com o ofício docente e de construção dos modos de “ser e estar” na profissão. Levanta algumas questões referentes à problemática que instiga: como os/as professores/as definem seu ofício? Como cada professora em particular caracteriza sua atuação profissional? Quais os processos constituem a complexa rede de relações do processo identitário? De que forma a memória integra estes processos? Traz alguns apontamentos de Walter Benjamin. Apresenta uma análise da Crônica Berlinense e sinaliza os conceitos de origem, alegoria, modernidade e censura, pois em seu conjunto apontam para a teoria da memória e narração. A reflexão teórica se articula a fragmentos da memória de professoras e ajudam a compor um quadro de análise sobre a temática proposta que traz a centralidade da produção de múltiplos sentidos. Cada texto narrativo apresenta-se não como um “símbolo”, mas sim como uma “alegoria”, já que é aberto a diferentes interpretações e não visa a totalidade, mas se afirma a partir dos fragmentos e ruínas. Falar do processo identitário é tocar em uma questão densa por sua complexidade. Procuramos, no limite deste trabalho, trazer dela alguns lampejos para reflexão.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).