A formação de professores para o atendimento educacional especializado no município de Chapecó
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11688Palavras-chave:
Políticas educacionais; Educação Especial; Inclusão; Educação a distância.Resumo
O presente artigo tem como foco principal a formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Tem o objetivo de compreender como os cursos de Educação Especial (EE), na modalidade de Pós-Graduação, estão sendo ofertados no município de Chapecó/SC. A pesquisa procurou identificar e analisar os cursos cuja estrutura curricular está disponível nas plataformas on-line. Foram selecionadas 4 instituições, com 11 cursos que atenderam aos critérios de seleção. As discussões foram articuladas aos resultados de busca no portal de periódicos da Capes, quando 4 artigos foram selecionados. Os resultados mostram que 100% dos cursos são ofertados na modalidade EAD – o que se justifica por não haver cursos presenciais e Graduação em Educação Especial no município de Chapecó. O estudo conclui que os cursos de Pós-Graduação analisados são destinados à Educação Especial, à Educação Inclusiva e ao AEE, contudo a matriz curricular é fragmentada, deixando de atender a áreas específicas da Educação Especial e a determinados públicos-alvo do AEE.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).