Teacher training for specialized educational service in the municipality of Chapecó
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11688Keywords:
Políticas educacionais; Educação Especial; Inclusão; Educação a distância.Abstract
This article has as main focus the training of teachers for Specialized Educational Service. It aims to show how Special Education courses, in the Post-Graduation modality, are being offered in the city of Chapecó/SC. We looked to identify and analyze courses whose curricular structure is available on online platforms. Four institutions were selected, with eleven courses that met the selection criteria. The discussions were linked to the search results on the CAPES journals portal, where four articles were selected. The results showed that 100% of the courses are offered in distance education mode - which is justified by the fact that there are no on-site courses and undergraduate courses in Special Education in the municipality of Chapecó. It concludes that the postgraduate courses analyzed are intended for Special Education, Inclusive Education and AEE, however the curricular matrix is fragmented, failing to serve specific areas of Special Education and certain target audiences of AEE.
References
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 6 out. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005 – Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília: Casa Civil, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 5 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf. Acesso em: 1º jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. Brasília: MEC, 2008a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192. Acesso em: 6 out. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Casa Civil, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf.Acesso em: 2 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Manual de orientação: Programa de Implantação de Sala de Recursos Multifuncionais. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9936-manual-orientacao-programa-implantacao-salas-recursos-multifuncionais&Itemid=30192. Acesso em: 26 jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 6 out. 2019.
BRASIL. Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85591-rces001-18&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em 14 ago. 2020.
BRASIL. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 1º jun. 2020.
FELICIO, Natália Costa de; FANTACINI, Renata Fernandes; TOREZAN, Keila Roberta. Atendimento educacional especializado: reflexões acerca da formação de professores e das políticas nacionais. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 3, p. 139-154, 2016. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1508. Acesso em: 12 jun. 2020.
KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Formação de professores para a educação inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de alunos com deficiências. Cadernos Cedes, v. 34, n. 93, p. 207-224, maio/ago. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v34n93/0101-3262-ccedes-34-93-0207.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.
PASIAN, Mara Silvia; MENDES, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana. Atendimento educacional especializado: aspectos da formação do professor. Caderno de Pesquisa, v. 47, n. 165, p. 964-981, jul./set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-15742017000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 12 jun. 2020.
PERTILE, Eliane Brunetto; ROSSETTO, Elisabeth. Trabalho e formação docente para o atendimento educacional especializado. In: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, n. 4, p. 1.186-1.198, out./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6219. Acesso em: 12 jun. 2020.
SANTA CATARINA. Edital nº 1.997/2018/SED. Santa Catarina: Secretaria do Estado de Educação, 2018. Acesso em: 14 maio 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Contexto & Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).