Educação ambiental crítica: Possibilidades colaborativas no ensino de ciências da formação inicial de pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11752Palavras-chave:
Educação Ambiental Crítica., Ensino de Ciências., Formação inicial de Pedagogia.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar como ações críticas e colaborativas podem contribuir para a formação de professores conscientes e reflexivos sobre os problemas ambientais existentes, e a importância da Educação Ambiental Crítica nas discussões do ensino de ciências. Para tanto, em uma abordagem qualitativa, a investigação se deu na disciplina Ensino de Ciências, do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, de forma crítico-colaborativa. Como resultado, foi possível observar que o ensino de ciências, pela sua proximidade com os temas das questões ambientais, deve dar ênfase ao complexo aparato histórico e social desta temática em sala de aula, privilegiando atividades de caráter investigativo e estimulando a criticidade dos educandos sobre o tema citado.
Referências
BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Ciência nos anos iniciais do ensino fundamental: fundamentos, história e realidade em sala de aula. D23. 1. ed. São Paulo: Unesp/UNIVESP, 2012. V. 10. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/47357.
FRANCO, Maria Amélia. Pesquisa-ação e prática docente: articulações possíveis. In: PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro (org.). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas, formativas da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012. V. 1.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
GUIMARÃES, Mauro. Armadilha paradigmática na educação ambiental. In: CASTRO, Ronaldo Souza de; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier (org.). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. Muito além da natureza: educação ambiental e reprodução social. In: CASTRO, Ronaldo Souza de; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier (org.). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LEFF, Enrique. Ecologia, capital e cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 94, p. 131-152, jan.-abr. 2006. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Problematizando conceitos: contribuição à práxis em educação ambiental. In: CASTRO, Ronaldo Souza de; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier (org.). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; COSSÍO, Maurício F. Blanco. Um olhar sobre a educação ambiental nas escolas: considerações iniciais sobre os resultados do projeto “O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental”. In: TRAJBER, Soraia Silva de Mello (coord.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental; Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 24. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NASCIMENTO, Fabrício do. Ciência, conhecimento científico e ideais de cientificidade no ensino e na formação de professores de ciências. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v. 2, n. 6, p. 7-23, set.-dez. 2012.
NASCIMENTO, Fabrício do; FERNANDES, Hylio Laganá; MENDONÇA, Viviane Melo de. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 39, p. 225-249, set. 2010.
PIMENTA, Selma Garrido. Introdução. In: PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro (org.). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas, formativas da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012. V. 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).