Planejamento, metodologias de ensino e experimentação em ciências no contexto de aulas online na licenciatura em ciências biológicas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11756Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Constituição docente; Formação inicial de professores.Resumo
O estudo relatado neste artigo tem como objetivo compreender as transformações de concepções de licenciandos de Ciências e Biologia acerca das metodologias do ensino de Ciências e as possibilidades de reinvenção de planejamento de aulas on-line em processo de Investigação-Formação-Ação em Ciências na formação inicial de professores. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e documental, tendo como instrumentos de coleta de dados escritas narrativas de diários de formação de 14 licenciandos em Ciências Biológicas matriculados no componente curricular Prática enquanto Componente Curricular III. A análise da pesquisa foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva e seguiu as etapas unitarização, categorização e comunicação. A partir da ATD emergiram duas espirais reflexivas: a) Entrelaçando os fios das reflexões sobre os planejamentos e as metodologias de ensino de Ciências; e b) Reflexões sobre os desafios da Pandemia da Covid-19: (trans)formações necessárias. Por meio da constituição desse mosaico, percebemos que, na medida em que os licenciandos planejam as aulas e pensam sobre as metodologias na PeCC III, emergem as suas compreensões em outra paisagem, revelando a vivência do conhecimento na docência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).