Planejamento, metodologias de ensino e experimentação em ciências no contexto de aulas online na licenciatura em ciências biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11756

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Constituição docente; Formação inicial de professores.

Resumo

O estudo relatado neste artigo tem como objetivo compreender as transformações de concepções de licenciandos de Ciências e Biologia acerca das metodologias do ensino de Ciências e as possibilidades de reinvenção de planejamento de aulas on-line em processo de Investigação-Formação-Ação em Ciências na formação inicial de professores. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e documental, tendo como instrumentos de coleta de dados escritas narrativas de diários de formação de 14 licenciandos em Ciências Biológicas matriculados no componente curricular Prática enquanto Componente Curricular III. A análise da pesquisa foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva e seguiu as etapas unitarização, categorização e comunicação. A partir da ATD emergiram duas espirais reflexivas: a) Entrelaçando os fios das reflexões sobre os planejamentos e as metodologias de ensino de Ciências; e b) Reflexões sobre os desafios da Pandemia da Covid-19: (trans)formações necessárias. Por meio da constituição desse mosaico, percebemos que, na medida em que os licenciandos planejam as aulas e pensam sobre as metodologias na PeCC III, emergem as suas compreensões em outra paisagem, revelando a vivência do conhecimento na docência.

Biografia do Autor

Larissa Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e professora de Biologia na rede estadual de ensino do RS. Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo (2020). Especialista em Ensino de Ciências da Natureza, pelo Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa (2021). Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa (2018). Técnica em edificações, formada em 2014, pela mesma instituição.

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha

Doutora em Educação nas Ciências. Professora do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). Brasil, Rio Grande do Sul.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

Lunardi, L., & Emmel, R. (2023). Planejamento, metodologias de ensino e experimentação em ciências no contexto de aulas online na licenciatura em ciências biológicas. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e11756. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11756

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes