ELEMENTOS PARA A ANÁLISE DAS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.64.127-139Resumo
Considerando as modificações operadas nos âmbitos econômicoe político, marcadas primordialmente pela ofensiva neoliberal, o autor argumenta que as reformas implementadas no ensino médio e na educação profissional estão articuladas a um projeto maior cujo objetivo é assegurar os interesses das elites econômicas nacionais e do capital financeiro internacional.
Argumenta-se também que, em decorrência do fortalecimento
da hegemonia das elites econômicas, instaura-se no campo educativo em retrocesso pedagógico e político, haja vista o fortalecimento da dualidade entre estas modalidades de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).