ELEMENTOS PARA A ANÁLISE DAS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

Autores/as

  • Ramon de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.64.127-139

Resumen

Considerando as modificações operadas nos âmbitos econômico
e político, marcadas primordialmente pela ofensiva neoliberal, o autor argumenta que as reformas implementadas no ensino médio e na educação profissional estão articuladas a um projeto maior cujo objetivo é assegurar os interesses das elites econômicas nacionais e do capital financeiro internacional.
Argumenta-se também que, em decorrência do fortalecimento
da hegemonia das elites econômicas, instaura-se no campo educativo em retrocesso pedagógico e político, haja vista o fortalecimento da dualidade entre estas modalidades de ensino.

Publicado

2013-05-23

Cómo citar

Oliveira, R. de. (2013). ELEMENTOS PARA A ANÁLISE DAS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL. Revista Contexto &Amp; Educación, 16(64), 127–139. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.64.127-139