O ENSINO ESCOLAR EM PORTUGAL DESDE A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA ATÉ A PUBLICAÇÃO DA LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO (1910-1986)

Autores

  • José João Pinhaços de Bianchi Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2000.60.7-46

Resumo

O artigo descreve o desenvolvimento do ensino escolar em Portugal, do ponto de vista das políticas públicas. Diz que a difusão e ampliação do ensino público no país passou a constituir objetivo central de todos os governos a partir de 1822, mas é na República que se colhem os primeiros resultados: desenvolve-se um sistema público voltado às classes médias urbanas, com perfil pedagógico nacionalista, leigo, anti-dogmático, democrático, pluralista e institucional. Durante o Estado Novo o sistema público dedicou-se à formação das elites e assumiu a ideologia do patriotismo ufanista conservador e cristão. A partir dos anos 60
desenvolvem-se iniciativas modernizadoras.

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Publicado

2013-05-24

Como Citar

Bianchi, J. J. P. de. (2013). O ENSINO ESCOLAR EM PORTUGAL DESDE A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA ATÉ A PUBLICAÇÃO DA LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO (1910-1986). Revista Contexto &Amp; Educação, 15(60), 7–46. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2000.60.7-46