O ENSINO ESCOLAR EM PORTUGAL DESDE A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA ATÉ A PUBLICAÇÃO DA LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO (1910-1986)
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2000.60.7-46Abstract
O artigo descreve o desenvolvimento do ensino escolar em Portugal, do ponto de vista das políticas públicas. Diz que a difusão e ampliação do ensino público no país passou a constituir objetivo central de todos os governos a partir de 1822, mas é na República que se colhem os primeiros resultados: desenvolve-se um sistema público voltado às classes médias urbanas, com perfil pedagógico nacionalista, leigo, anti-dogmático, democrático, pluralista e institucional. Durante o Estado Novo o sistema público dedicou-se à formação das elites e assumiu a ideologia do patriotismo ufanista conservador e cristão. A partir dos anos 60desenvolvem-se iniciativas modernizadoras.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).