Do pensar linear e representacionista para concepções dialógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12226

Palavras-chave:

Educação; Hermenêutica; Biologia do Conhecer

Resumo

Boa parte dos fenômenos formativos na contemporaneidade têm sido discutidos a partir de concepções que têm como ponto central de apoio a sua redução a mecanismos de competências para o utilitarismo rentável. Nenhum debate simplista poderá anunciar saídas dessa situação. Assim, consideramos prudente visualizar convergências entre as ciências humanas e da vida, para, pela via do diálogo, possibilitar reflexões e diferentes formas de sentir e agir. Nosso objetivo, baseado em estudos a partir de referenciais teóricos, é: destacar a importância da reflexão epistemológica a partir de autores que indicam limites para os ideais objetivistas e instrumentalizadores na educação e capazes de incentivar participações e significar compreensões. Sinalizamos que a persistência no interesse instrumental negligencia o potencial de formação do ser humano; que na linguagem como coordenações consensuais e na hermenêutica reside o desejo de construir mundos e futuros abertos, reconhecendo a interdependência, porque se entende que todo argumento explicativo também saboreia a beleza, o inatingível e o imensurável.

PALAVRAS CHAVE: Educação; Hermenêutica; Biologia do Conhecer

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Publicado

2023-09-12

Como Citar

Strieder, R., & Farinon, M. J. (2023). Do pensar linear e representacionista para concepções dialógicas. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e12226. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12226

Edição

Seção

Educação, Currículo e Trabalho