Rádio Escolar e Letramento: Possibilidades para o quinto ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12235Palavras-chave:
Educação, Rádio escolar, LetramentoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da rádio escolar no ensino de crianças do quinto ano do Ensino Fundamental. Para tanto, discutimos sobre educomunicação e, posteriormente, acerca da criação de uma rádio escolar. Na sequência, debatemos a questão do desenvolvimento técnico da rádio no ambiente escolar, as questões de leitura, escrita e letramento e, para finalizar, destacamos os benefícios da rádio escolar. Os principais autores utilizados na pesquisa foram: Baltar (2012), Consani (2015), Orozco Gómez (2014), Martín-Barbero (2000), Ausubel (1968), Freinet (1969), Bruner (1964, 1997), Pietri (2009), Freire (2019) e Vygotski (2007, 2008). A metodologia é de abordagem qualitativa, com objetivos descritivos e com os métodos bibliográfico e documental. O principal resultado do estudo é a discussão acerca da possibilidade para a instalação de uma rádio na escola, com a função de melhorar questões de letramento, leitura, interpretação de texto e escrita, entre outras.
Referências
AUSUBEL, David Paul. Educational psychology: a cognitive view. Nova York: Holt, Rinehart and Wiston Inc., 1968.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BALTAR, Marcos. Rádio escolar: uma experiência de letramento midiático. São Paulo: Cortez, 2012.
BARTON, David; HAMILTON, Mary. Local literacy: reading and writing in one community. London: Routledge, 1998.
BELL, Daniel. O advento da sociedade pós-industrial. São Paulo: Cultrix, 1977.
BIANCO, Nelia. O tambor tribal de McLuhan. In: MEDITSCH, Eduardo (org.). Teorias do rádio: textos e contextos. Santa Catarina: Insular, 2005. p. 45.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educ, 1999.
BRUNER, Jerome. The course of cognitive growth. American Psychologist, v. 19, n. 1, p. 1-15, 1964.
BRUNER, J. S. Comment on beyond competence cognitive development. Cambridge: Harvard University Press, 1997.
CARVALHO, Marilia Gabriela; BASTOS, João Augusto de Souza Leão de Almeida; KRUGER, Eduardo. Apropriação do conhecimento tecnológico. Curitiba: CEFET-PR, 2000.
CONSANI, Marciel. Como usar o rádio em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2015.
CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Estudos da linguagem à luz do interacionismo sociodiscursivo. Londrina: UEL, 2008.
FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2014.
FREINET, Célestin. O método natural. Tradução Franco de Sousa e Teresa Balté. Lisboa: Estampa, 1969.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
KLEIMAN, A. Significados do letramento. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
LEFRANÇOIS, Gui R. Teorias da aprendizagem: o que o professor disse. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
LEMOS, Cláudia T. G. A concepção da escrita pela criança. Campinas: Pontes, 1988.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. Desafios culturais da comunicação à educação. Revista Comunicação & Educação, São Paulo, v. 6, n. 18, p. 51-61, maio/ago. 2000. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36920.
OROZCO GÓMEZ, Guilhermo. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. São Paulo: Paulinas, 2014.
PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vigotski: a relevância social. São Paulo: Summus, 2015.
PIETRI, Emerson de. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.
PISANDELLI, Glória Maria Veríssimo Lopes. Dificuldades de aprendizagem: consequência do despreparo dos professores?. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Acaraú, CE, 2003.
ROJO, Roxane. Alfabetização e letramento: perspectivas lingüísticas. São Paulo: Mercado de Letras, 1998.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2018.
SOUZA, Djanira Brasilino de. A pedagogia Freinet nas séries iniciais do 1º grau: algumas sugestões de organização do trabalho pedagógico. Caderno n. 3. Natal: EDUFRN, 1996.
SOUZA, Jessé. A elite do atraso da escravidão à lava jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.
TAPIA, Jesus A.; FITA, Enrique C. A motivação em sala de aula: o que é e como faz. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.