Percepção matemática na educação infantil: Contribuições para a prática educativa
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12461Palavras-chave:
Teoria Histórico-Cultural, Percepção Matemática, Educação InfantilResumo
Neste artigo expomos uma investigação resultante de uma pesquisa de Iniciação Científica (IC) que teve como objetivo discutir o desenvolvimento da percepção matemática na educação infantil. Mediante uma pesquisa de caráter bibliográfico, utilizamos os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural para destacar a necessidade do trabalho pedagógico organizado desde o ingresso das crianças na educação infantil, pois é por esse trabalho que os sujeitos poderão se apropriar das bases conceituais, alcançando as condições para seu pleno desenvolvimento psíquico. O artigo está divido em três momentos. Iniciamos caracterizando as funções mentais envolvidas no processo de desenvolvimento humano e por que a percepção precisa ser considerada no trabalho educativo. Na sequência, definimos o que é percepção matemática. Por fim, apresentamos como, por meio de ações de ensino intencionalmente planejadas, os professores podem organizar o ensino para o desenvolvimento da percepção Matemática em crianças da educação infantil. Esperamos que esta pesquisa contribua para o ensino de matemática na educação infantil, na direção de repensar e reorganizar as ações de ensino nessa etapa.
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