Mathematical perception in early childhood education: Contrinuutions for educational practice

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12461

Keywords:

Teoria Histórico-Cultural, Percepção Matemática, Educação Infantil

Abstract

This article aims to discuss the development of mathematical perception in early childhood education. Based on the assumptions of the Cultural-Historical Theory, we highlight the need for an organized pedagogical work since the entrance of children in school, because it is through this work that the individual will be able to appropriate the scientific knowledge reaching the conditions for their full psychic development. This discussion has its origin in a scientific initiation research of bibliographical nature. Thus, we first characterize the mental functions involved in the human development process and why perception needs to be considered in the educational process. Next, we define what is mathematical perception. Finally, we present how, by means of intentional and planned teaching actions, the school can assist in the development of Mathematical perception. We hope that this research contributes to the teaching of mathematics in early childhood education, helping teachers to rethink and reorganize their teaching actions.

Author Biographies

Joelma Fátima Castro, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós- Graduação (PPE) na Universidade Estadual de Maringá.Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2019. Participou do Programa Institucional de Bolsa á Docência(PIBID) com foco em matemática (CAPES), realizou pesquisa com o tema: As contribuições de Maria Montessori para o ensino da matemática nos anos iniciais. Possui experiência na área de Educação Infantil. Participou do Programa Residência Pedagógica, núcleo Gestão Escolar (CAPES), desenvolveu uma pesquisa intitulada: A percepção matemática na educação infantil: em busca de possibilidades didáticas, participa da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM), do Grupo de estudos e pesquisa em Educação Social em Saúde.

Edilson de Araújo dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Graduado em Pedagogia (2017) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialização em Educação Especial (2020) pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Mestrado em Educação (2020) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), vinculada a Universidade de São Paulo (USP).  Saúde. 

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) na área de Prática de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), na linha de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Representante docente do conselho acadêmico do PPE/UEM. Membro do conselho municipal de educação de Maringá, PR.Membro da comissão de reestruturação de estágio da Universidade Estadual de Maringá. Coordenadora da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM) que é uma das ações do Grupo de Pesquisa e Ensino Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/UEM/CNPq). Coordenadora do PIBID projeto Pedagogia Núcleo: Alfabetização. Diretora Auxiliar do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP/UEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem; Formação de Professores; Organização do Ensino de Matemática; Metodologia do Ensino de Matemática; e Estágio Supervisionado.

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Published

2023-01-02

How to Cite

Castro, J. F., Santos, E. de A. dos, & Lacanallo Arrais, L. F. . (2023). Mathematical perception in early childhood education: Contrinuutions for educational practice. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e12461. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12461

Issue

Section

Práticas Educativas: metodologias e saberes