ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): DISCUSSÕES PEDAGÓGICAS E DIDÁTICAS DE UMA ASSERÇÃO DE SISTEMATIZAÇÃO VOLTADA AO ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS

PROBLEMATED EXPERIMENTAL ACTIVITY (PEA): PEDAGOGICAL AND DIDACTIC DISCUSSIONS OF A SYSTEMATIZATION ASSERTION AIMED AT EXPERIMENTAL TEACHING OF SCIENCES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12491

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Experimentação, Cultura Educacional

Resumo

Consideradas as interfaces entre discussões pedagógicas e didáticas (praxiológicas) como oportunas à qualidade do processo de ensino, aqui configuradas como constituintes de uma Cultura Educacional, tendo em vista a garantia dos meios e métodos para fins de aprendizagem, neste artigo é apresentada a Atividade Experimental Problematizada (AEP), caracterizada como uma proposta de sistematização teórico-metodológica voltada ao ensino das Ciências, nas particularidades da experimentação. Para tanto, sob o âmbito de uma pesquisa teórica amparada por fundamentos bibliográficos qualitativos, em caráter propositivo e reflexivo, se discute a asserção da AEP, cuja tessitura articula pressupostos próprios da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Epistemologia de Thomas Kuhn, pretendendo-se, como resultado do processo da instrução em ambientes formais de ensino, a produção de interpretações, significados e sentidos em Ciências, a partir dos quais deverão ser desenvolvidos modos mais complexos e satisfatórios de reflexão e posicionamento individual em sociedade.

Biografia do Autor

André Luís Silva da Silva, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Pós-Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS no Programa de Pós-Graduação Química da Vida e Saúde, com extensão realizada nos contextos da Universidade do Minho, Portugal (2020), Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS no Programa de Pós-Graduação Química da Vida e Saúde, com extensão realizada na Duke University, Durham, NC, EUA (2014); Mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007) e Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2004). Desde 2015 é Professor Adjunto em Regime de Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Caçapava do Sul/RS, atuando na Graduação e na Pós-Graduação.

Paulo Rogério Garcez de Moura, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Possui "Graduação em Química - Licenciatura" e "Especialização em Educação" pela Universidade de Cruz Alta, "Mestrado em Filosofia" pela Universidade Federal de Santa Maria e "Doutorado em Educação em Ciências" pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atua como Professor do Magistério Superior na Graduação (DQUI) e Pós-Graduação de Química (Mestrado e Doutorado) na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, Campus de Goiabeiras, Vitória, ES). 

José Cláudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Silva da Silva, A. L., Garcez de Moura, P. R., & Del Pino, J. C. (2022). ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): DISCUSSÕES PEDAGÓGICAS E DIDÁTICAS DE UMA ASSERÇÃO DE SISTEMATIZAÇÃO VOLTADA AO ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS: PROBLEMATED EXPERIMENTAL ACTIVITY (PEA): PEDAGOGICAL AND DIDACTIC DISCUSSIONS OF A SYSTEMATIZATION ASSERTION AIMED AT EXPERIMENTAL TEACHING OF SCIENCES. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 130–144. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12491

Edição

Seção

Dossie Práticas educativas e formação docente: metodologias e saberes