ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): DISCUSSÕES PEDAGÓGICAS E DIDÁTICAS DE UMA ASSERÇÃO DE SISTEMATIZAÇÃO VOLTADA AO ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS
PROBLEMATED EXPERIMENTAL ACTIVITY (PEA): PEDAGOGICAL AND DIDACTIC DISCUSSIONS OF A SYSTEMATIZATION ASSERTION AIMED AT EXPERIMENTAL TEACHING OF SCIENCES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12491Keywords:
Ensino de Ciências, Experimentação, Cultura EducacionalAbstract
Consideradas as interfaces entre discussões pedagógicas e didáticas (praxiológicas) como oportunas à qualidade do processo de ensino, aqui configuradas como constituintes de uma Cultura Educacional, tendo em vista a garantia dos meios e métodos para fins de aprendizagem, neste artigo é apresentada a Atividade Experimental Problematizada (AEP), caracterizada como uma proposta de sistematização teórico-metodológica voltada ao ensino das Ciências, nas particularidades da experimentação. Para tanto, sob o âmbito de uma pesquisa teórica amparada por fundamentos bibliográficos qualitativos, em caráter propositivo e reflexivo, se discute a asserção da AEP, cuja tessitura articula pressupostos próprios da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Epistemologia de Thomas Kuhn, pretendendo-se, como resultado do processo da instrução em ambientes formais de ensino, a produção de interpretações, significados e sentidos em Ciências, a partir dos quais deverão ser desenvolvidos modos mais complexos e satisfatórios de reflexão e posicionamento individual em sociedade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).