Análise de propostas didáticas que envolvem a interdisciplinaridade e a contextualização no Ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12574Palavras-chave:
Ciência. Práticas Pedagógicas. Professor Reflexivo. Recursos DidáticosResumo
Este estudo teve como objetivo mapear e analisar as publicações que abordam propostas didáticas envolvendo a interdisciplinaridade e a contextualização no Ensino de Ciências, por meio das plataformas de busca da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Portal d Periódicos Capes e Google Acadêmico, no período de 2010 a 2020. Trata-se de uma pesquisa exploratória, a partir de uma revisão sistemática da literatura, com análise do tipo de publicação; nível de ensino; região; temática; disciplina de origem; a ocorrência da interdisciplinaridade e da contextualização; propostas didáticas e suas categorias e tendência pedagógica adotada. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos estudos teve como público-alvo estudantes do Ensino Médio. As propostas didáticas foram organizadas em sequências didáticas, com base na problematização. As atividades ocorreram em formato de seminários e produção de textos, e os recursos mais utilizados foram slides, vídeos, Internet e celulares. As tendências pedagógicas encontradas foram a Tradicional, Renovada Progressivista e Progressista Libertadora. Conclui-se que a pluralidade de propostas didáticas dos estudos analisados propicia a articulação de conhecimentos de áreas distintas e o contato com a Ciência, resultando em um processo no qual o professor tem a oportunidade de refletir, construir e reconstruir as concepções de sua própria prática.
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