O bom professor de biologia e sua prática na voz das professoras em formação
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12592Palavras-chave:
Biologia, Formação de Professores, ´Prática docente, Professor reflexivoResumo
O professor desempenha um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem; no qual, múltiplos elementos constituem a prática docente. O objetivo desta pesquisa foi analisar o perfil de um bom professor e as características de uma boa aula de Biologia, considerando a concepção de quatro professoras em formação pedagógica. Considera-se aqui a relevância de incorporar os saberes possibilitados pelo curso de formação pedagógica aos conhecimentos do bacharel em Biologia. O trato metodológico foi baseado em uma abordagem qualitativa; os dados foram coletados por meio de entrevistas abertas, realizadas junto a quatro professoras da área de Biologia e em formação no Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas. Considerando o diálogo com as professoras em formação, conclui-se que uma boa prática docente em Biologia envolve características relacionadas à afetividade, domínio de conteúdo e estratégias metodológicas. Além disso, nesta pesquisa, constatou-se que a prática reflexiva é assumida como concepção pedagógica das professoras em formação.
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