Potencialidades da hermenêutica filosófica de Gadamer para a formação pedagógica docente
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12593Palavras-chave:
Diálogo genuíno, Formação docente, Fusão de horizontes, LinguagemResumo
Este artigo tem por objetivo refletir acerca das contribuições da hermenêutica filosófica gadameriana para a formação pedagógica docente. Para tal, realizamos inicialmente, um programa de estudos sobre a hermenêutica clássica (SCHLEIERMACHER, 2005; DILTHEY, 1989, 1999) e, posteriormente, sobre a hermenêutica filosófica gadameriana (GADAMER, 2002, 2008), com o apoio de aportes teóricos contemporâneos, destacadamente Palmer (1999), Hermann (2002) e Berticelli (2004). Neste percurso procuramos produzir uma interlocução entre os conceitos hermenêuticos, especialmente de cunho gadameriano e o tema da formação docente. Entendemos que as potencialidades deste referencial permitem considerar a linguagem, o diálogo genuíno e a fusão de horizontes referências promissoras para pensar propostas que superem a visão instrumental e tecnicista do conhecimento e da formação docente.
Referências
ALMEIDA, Custódio Luís Silva de; FLICKINGER, Hans-Georg; ROHDEN, Luiz (org.). Hermenêutica filosófica: nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.
BERTICELLI, Ireno Antônio. A origem normativa da prática educacional na linguagem. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.
DALBOSCO, Cláudio Almir. Pesquisa educacional e experiência humana na perspectiva hermenêutica. Cadernos de Pesquisa, v. 44, n. 154, p. 1028-1051, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/Z5BJS9xp8vD8ztPF65nqqgq/?format=pdf&lang=pt
DILTHEY, Wilhelm. Introduction to the Human Sciences. Edited by R. A. Makkreel e F. Rodi. Trad. Michael Neville. New Jersey: Princeton University Press, 1989.
DILTHEY, Wilhelm. O surgimento da hermenêutica (1900). Numen: Revista de Estudos e Pesquisa da Religião, Juiz de Fora, v. l, n. 1, p. 11-32, 1999.
FLICKINGER, Hans-Georg. Da experiência da arte à hermenêutica filosófica. In: ALMEIDA, Cústodio Luis Silva de; FLICKINGER, Hans-Georg; ROHDEN, Luiz. Hermenêutica filosófica: nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.
GADAMER, Hans-Georg. Retrospectiva Dialógica à obra reunida e sua história de efetuação. In: ALMEIDA, Custódio L. S. de; Flickinger, Hans-Georg; ROHDEN, Luiz . Hermenêutica Filosófica: nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre: Edipucrs, 2000. p. 203-222. (Entrevista de Jean Grodin a Hans-Georg Gadamer)
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método II: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução Flávio Paulo Meurer. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
GADAMER, H. G. Homem e linguagem. In: Verdade e método II: complementos e índice. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco. Ens. 11, 2004.
GRONDIN, Jean. Introdução à hermenêutica filosófica. São Leopoldo: Editora Unisinos, 1999.
HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
HERMANN, Nadja. Autocriação e horizonte comum: ensaios sobre a educação ético-estética. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
MARQUES, Mario Osorio. A educação no limiar do terceiro milênio, exigente de outro paradigma. Revista Contexto e Educação. Ijuí, a. 15, v. 59, p. 113-128, jul./set. 2000a.
MARQUES, Mario Osorio. O docente em tempos mudados. Revista Contexto & Educação. Ijuí: Editora Unijuí, a. 15, v. 60, p. 71-79, out./dez. 2000b.
OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Reviravolta linguístico-pragmática. São Paulo: Loyola, 1996.
PALMER, Richard E. Hermenêutica. Lisboa: Edições 70, 1999.
ROHDEN, Luiz. Hermenêutica filosófica: entre linguagem da experiência e a experiência da linguagem. São Leopoldo: Unisinos, 2002.
RUEDELL, A. Hermenêutica. In: GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (org.). Dicionário crítico de educação física. Ijuí: Editora Unijuí, 2005. p. 223-227.
SANTIAGO, Anna Rosa Fontella. Competência docente e educação emancipatória. Revista Contexto & Educação, Ijuí: Editora Unijuí, a. 25, v. 84, p. 11-29, jul./dez. 2010.
STEIN, Ernildo. Aproximações sobre hermenêutica. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.
SCHLEIERMACHER, Friedrich. Hermenêutica e crítica. Frankfurt/M: Suhrkamp, 1977.
SCHLEIERMACHER, Friedrich Daniel Ernest. Hermenêutica e crítica. Ijuí: Editora Unijuí, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).