FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UMA INSTITUIÇÃO DE EBPT: DESAFIOS A PARTIR DO OLHAR DOS EGRESSOS
INITIAL TEACHER EDUCATION AT AN EBPT INSTITUTION: CHALLENGES FROM THE PERSPECTIVE OF GRADUATES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12632Palavras-chave:
Formação de professores, Cursos de Licenciatura, Educação Profissional e Tecnológica, Egressos.Resumo
Este artigo aborda a contribuição dos cursos de licenciatura do Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete na formação docente e como se deu a inserção dos seus formandos no ambiente educacional. O estudo focou nos ingressantes dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Matemática, entre os anos de 2010 a 2014. A pesquisa teve enfoque qualitativo mediante a realização de uma entrevista com egressos atuantes na docência. Como resultados verificou-se que, nesses cursos de licenciatura, no período estudado, o PIBID, estágios curriculares e atividades de laboratório foram apontados como pontos positivos da formação. Por outro lado, as fragilidades destacadas foram a pouca regência em sala de aula, tardia oferta de Libras na matriz curricular e pouca importância para Educação Especial. Por conseguinte, os redimensionamentos necessários foram elencados a partir da discussão estabelecida a respeito da oferta das disciplinas de Libras, bem como do acesso ao conteúdo da educação especial, juntamente com mais tempo para as práticas de estágio curricular obrigatório (ou optativo) e práticas de laboratório, as quais também foram elencadas como fundamentais no processo formativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).