Inovação metodológica da prática pedagógica: um olhar para as disciplinas curriculares de um curso de licenciatura em ciências biológicas (UTFPR)
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12693Palavras-chave:
Currículo. Formação de professores. Metodologias ativas. Disciplinas Curriculares.Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar os planos de ensino das disciplinas ministradas em 2019 em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a fim de verificar a proposta de metodologias e modalidades ativas nos procedimentos de ensino das disciplinas, tanto nas aulas teóricas, práticas quanto na complementação de carga horária (CCH). A metodologia fundamenta-se em uma abordagem qualitativa com finalidade exploratória mediante pesquisa bibliográfica e documental dos planos de ensino de 54 disciplinas obrigatórias que foram reunidas de acordo com as áreas de conhecimento da Capes para Ciências Biológicas. Constatamos que foi proposta uma boa variedade de metodologias e modalidades didáticas nos planos de ensino, já com a inclusão de metodologias ativas; contudo verificamos que, na maioria das disciplinas, o ensino tradicional e dialógico ainda aparece de forma prioritária. Nesse sentido, para atender às necessidades que vêm surgindo atualmente, principalmente após a pandemia da Covid-19, o currículo do curso precisa ser atualizado e adequado, com a intenção de valorizar a formação do corpo docente para que, assim, possam aprimorar seus métodos e metodologias de ensino de modo a atender às necessidades atuais da formação docente da educação básica.
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