Inovação metodológica da prática pedagógica: um olhar para as disciplinas curriculares de um curso de licenciatura em ciências biológicas (UTFPR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12693

Palavras-chave:

Currículo. Formação de professores. Metodologias ativas. Disciplinas Curriculares.

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar os planos de ensino das disciplinas ministradas em 2019 em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a fim de verificar a proposta de metodologias e modalidades ativas nos procedimentos de ensino das disciplinas, tanto nas aulas teóricas, práticas quanto na complementação de carga horária (CCH). A metodologia fundamenta-se em uma abordagem qualitativa com finalidade exploratória mediante pesquisa bibliográfica e documental dos planos de ensino de 54 disciplinas obrigatórias que foram reunidas de acordo com as áreas de conhecimento da Capes para Ciências Biológicas. Constatamos que foi proposta uma boa variedade de metodologias e modalidades didáticas nos planos de ensino, já com a inclusão de metodologias ativas; contudo verificamos que, na maioria das disciplinas, o ensino tradicional e dialógico ainda aparece de forma prioritária. Nesse sentido, para atender às necessidades que vêm surgindo atualmente, principalmente após a pandemia da Covid-19, o currículo do curso precisa ser atualizado e adequado, com a intenção de valorizar a formação do corpo docente para que, assim, possam aprimorar seus métodos e metodologias de ensino de modo a atender às necessidades atuais da formação docente da educação básica.

Biografia do Autor

Jeniffer Sabrina Machado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR campus Santa Helena no ano de 2019. Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE campus Cascavel/PR.

Silvana Aguero Nunes , Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR,

Atualmente graduanda no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR, campus Santa Helena.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

Schneider, E. M., Machado, J. S., & Nunes , S. A. (2023). Inovação metodológica da prática pedagógica: um olhar para as disciplinas curriculares de um curso de licenciatura em ciências biológicas (UTFPR). Revista Contexto & Educação, 38(120), e12693. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12693