Pesquisas sobre portfólios reflexivos na formação de professores: Contribuições e Críticas

Autores

  • Liliane Antiqueira Universidade Federal do Rio Grande- FURG
  • Elaine Corrêa Pereira Universidade Federal do Rio Grande- FURG
  • Maria do Carmo Galiazzi Universidade Federal do Rio Grande- FURG

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.12705

Palavras-chave:

portfólios, reflexão, formação de professores

Resumo

Neste texto, apresentamos a análise de 40 artigos sobre portfólios reflexivos a partir de um mapeamento bibliográfico de 209 documentos sobre portfólios na formação de professores, em artigos de revistas brasileiras online com Qualis A e B e revistas com revisão por pares em língua espanhola e em língua inglesa a partir do Portal Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, abrangendo o período de 1988 a 2020. O objetivo foi compreender o uso de portfólios reflexivos na formação de professores. Para a metodologia foi utilizada a Análise Textual Discursiva em uma abordagem fenomenológica hermenêutica. De cada categoria foram apresentadas sínteses exemplares. A seguir trazemos argumentos críticos presentes na literatura sobre o movimento do professor reflexivo como conceito estruturante da formação de professores. Argumentamos, ao final, que caso sejam adotados portfólios reflexivos, sejam esclarecidos a teoria em que se situa a reflexão. A nosso ver, os portfólios reflexivos valerão o esforço caso estejam vinculados a ações pedagógicas cujas reflexões venham a fortalecer lutas por uma educação pública emancipatória. Sustentamos a necessidade de incluir nas ações pedagógicas da formação de professores temáticas referentes à valorização da nossa profissão.

Referências

AFONSO, Andréia Francisco; LEANDRO, Cleiton Silva; FALCÃO, Paola Thaís Spolaôr; BERTOLIN, Renan Vilela; MARQUES, Clelia Mara de Paula; ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante. Contribuição da Escrita Reflexiva à Reelaboração de Saberes: olhares de licenciandos participantes do PIBID Química. Quím. Nova Esc. São Paulo, v. 38, n. 1, p. 54-59, 2016.

ANTONEK, Janis; MCCORMICK, Dawn; DONATO, Richard. The Student Teacher Portfolio as Autobiography: developing a professional identity, The Modern Language Journal, v. 81, n. 1, Special Issue: How Language Teaching is Constructed, Spring, p. 15-27, 1997.

BARRAGÁN, Rachel; GARCIA, Rafael; MAILBOX, Olga. E-Portafolios en Procesos Blended-Learning: Innovaciones de la evaluación en los Créditos Europeos. RED, Revista de Educación a Distância, Número monográfico VIII, 2009.

BAUER, William; DUNN, Robert. E. Digital reflection: the electronic portfolio in music teacher education. Journal of Music Teacher Education, v. 13, n. 1, p. 1-10, 2003.

BEAUCHAMP, Catherine. Reflection in teacher education: issues emerging from a review of current literature, Reflective Practice, v. 16, n. 1, p. 123-141, 2015.

CANO, Elena; IMBERNÓN, Francisco. La carpeta docente como instrumento de desarrollo profesional del profesorado universitario. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 17, n. 2, p. 43-51, 2003.

CONTRERAS, José Domingo. La autonomía del professorado. Madrid: Edições Morata, 1997.

COTTA, Rosângela Minardi; COSTA, Glauce Dias. Instrumento de avaliação e autoavaliação de portfólio reflexivo: uma construção teórico-conceitual. Interface, v. 20, n. 56, p. 171-183, 2016.

CRISTANCHO GARCIA, Ana Maritza. La evaluación por portafolio, estrategia para modelar la responsabilidad personal. Un ejercicio de reflexión autocrítica sobre el papel de la mediación. Psicología desde el Caribe, n. 11, p. 94-106, 2003.

EMME, Michael. Three-Dimensional Assessment and the Art of Portfolio Building. Art Education, v. 49, ed 1, p. 1-10, 1996.

FOKIENÉ, Aušra; SAJIENÉ, Laima. Portfolio Method in Assessment of Non-formal and Informal Learning Achievements. Aukstojo Mokslo Kokybé - The Quality of Higher Education, n. 6, p.141-159, 2009.

FOX, Rebecca; MUCCIO, Leah; WHITE, Stephen; TIAN, Jie. Investigating advanced professional learning of early career and experienced teachers through program portfolios. European Journal of Teacher Education, v. 38, n. 2, p. 154-179, 2015a.

FOX, Rebecca; WHITE, Stephen; KIDD, Julie. Program portfolios: documenting teachers’ growth in reflection-based inquiry. Teachers and Teaching: theory and practice, v. 17, ed1, p. 149-167, 2015b.

FREITAS, Helena Costa Lopes. Formação de Professores - Blog da Helena, 5 de Fev. 2021. Disponível em: < https://formacaoprofessor.com/2021/02/05/mec-e-cne-abrem-consulta-sobre-matriz-nacional-comum-de-competencias-do-diretor-escolar/> Acesso em 05 de fev. 2021.

GARCÍA-SEGURA, Sonia; REY-SÁNCHEZ, Ernesto; GIL-DEL-PINO, Carmen. El portafolio como propuesta didáctica innovadora en las aulas de educación primaria. Práxis Educativa, v. 23, n. 2, 2019.

GLASSON, George; MCKENZIE, Woodrow. The Development of a Multi-media Portfolio for Enhancing Learning and Assessment in a K-8 Science method Class. Journal of Science Teacher Education, v. 10, ed 4, p. 335-345, 1999.

GOROSPE, José Miguel Correa; APRAIZ, Estibaliz Aberasturi; CUENCA, Luis Pedro Gutierrez. El e-portafiolo en el Proyeto Elkarrikertuz: las narrativas audiovisuales en el aprendizaje de la cultura escolar y la formación inicial del profesorado reflexivo. Red U - revista de Docencia Universitaria, Número monográfico III, 2009.

GRACIA, Raul Wenceslao Capistrán. El portafolio electrónico como instrumento de evaluación y como estrategia de autorregulación en la formación de profesionales en música. Revista Educación, v. 42, n. 2, 2018.

HEID, Michaela. Das pädagogische Portfolio – Die Privatheit der Lehrpersonen in der Öffentlichkeit von Bildungsorganisationen. Österreichische Zeitschrift für Soziologie, v. 39, p. :41–60, 2014.

HEWETT, Stephenie. Electronic Portfolios: improving instructional practices. TechTrends, v. 48, n. 5, p. 26-30, 2005.

HOEL, Torlaug; HAUGALOKKEN, Ove. Response Groups as Learning Resources when Working with Portfolios. Journal of Education for Teaching: International Research and Pedagogy, v, 30, n. 3, p. 225-241, 2004.

HOUSTON, Cynthia. Do Scaffolding Tools Improve Reflective Writing in Professional Portfolios? A Content Analysis of Reflective Writing in an Advanced Preparation Program. Action in Teacher Education, v. 38, 2016.

JARAUTA BORRASCA, Beatriz; BOZU, Zoia. Portafolio Docente y Formación Pedagógica Inicial del Profesorado Universitario: un estudio cualitativo en la Universidad de Barcelona. Educación XXI, v. 16, n. 2, p. 343-362, 2013.

KABILAN; Muhamad Kamarul; KHAN, Mahbub Ahsan. Assessing pre-service English language teachers' learning using e-portfolios: Benefits, challenges and competencies gained. Computers & Education, v. 58, p. 1007-1020, 2012.

KABILAN, Muhamad Kamarul. Unisn Facebook as an e-portfolio in enhancing pre-service teachers´professional development. Australasian Journal of Educational Technology, v. 32, n 1, p, 19-31, 2016.

LARRIVEE, Barbara. Development of a tool to assess teachers’ level of reflective practice. Reflective Practice, v. 9, n 3, p, 341-360, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, p. 62 – 93, 2002.

LOMBARDI, Judy. To Portfolio or not to Portfolio: Helpful or Hyped? College Teaching, v. 56, n. 1, p. 7-10, 2010.

LYONS, Nona. Handbook of Reflection and Reflective Inquiry: Mapping a Way of Knowing for Professional Inquiry. 2010.

MACENO, Nicole Glock; GUIMARÃES, Orliney Maciel. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e o Desafio de Ressignificar a Docência. Revista Contexto & Educação, ano 29, n. 93, 2014.

MANFRÉ, Ademir Henrique. Base Nacional Comum Curricular e (semi) formação: quais os dilemas da escola atual? Revista Contexto & Educação, ano 35, n. 111, p. 9–28, 2020.

MARTINEZ, Gabriela María Farias; MONTOYA, María Soledad Ramírez. Desarrollo de Cualidades Reflexivas de Profesores en Formación Inicial a través de Portafolios Electrónicos. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 15, n. 44, p. 141-162, 2010.

MANSVELDER-LONGAYROUX, Désirée; BEIJAARD, Douwe; VERLOOP, Nico. The portfolio as a tool for stimulating reflection by student teachers. Teaching and Teacher Education, v. 23, p. 47-62. 2007.

MESTRE, Francisco Paulo Rodrigues; QUARTIERI, Marli Teresinha; SILVA, Jacqueline Silva da. Portfólio Reflexivo: avaliar e avaliar-se. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 22, p. 173-183, 2018.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva, 3. ed. Unijuí, 2011.

MORETTI, Vanessa Dias. Aprendizagem da docência em atividade de ensino no clube de Matemática. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 511-517, 2014.

NI DIHORBHÁIN, Aisling. Exploring the potential of the European Portfolio for Student Teachers of Language (EPOSTL) as a reflective tool in initial primary teacher education. Irish Educational Studies, v. 38, p. 401-417, 2019.

NORTON-MEIER, Lori. To efoliateor not to efoliate? the rise of the eletronic portfolio in teacher education. Journal of Adolescent & Adult Literacy, v. 48, n. 6, 2003.

ONER, Diler; ADADAN, Emine. Use of Web-Based Portfolios as Tools for Reflection in Preservice Teacher Education, Journal of Teacher Education, v. 62, p. 477-492, 2011.

ONER, Diler; ADADAN, Emine. Are integrated portfolio systems the answer? An evaluation of a web-based portfolio system to improve preservice teachers´reflective thinking skills. J Comput High Educ, v. 28, p. 236-260, 2016.

PELLICCIONE, Lina; RAISON, Glenda. Promoting the scholarship of teaching through reflective e-portfolios in teacher education. Journal of Education for Teaching, v. 35, n. 3, p. 271-281, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, p. 20-62, 2002.

RAPOSO, Mírian Barbosa Tavares; SILVA, Marilda Lemos. Avaliação no Ensino Médio: o portfólio como proposta. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 42, p. 259-281, 2012.

RAUSCH, Rita Buzzi; SADALLA, Ana Maria Falcão. Promoção de Reflexividade na Formação Inicial Docente: o papel do professor orientador de pesquisa. ETD - Educação Temática Digital, v. 9, n. 2, p. 170-188, 2008.

RODRIGUES, Renata; RODRÍGUEZ-ILLERA, José Luis. El Portafolio Digital como Soporte de la Práctica Reflexiva en la Formación Docente. Revista Iberoamericana de Educación, n.65, p. 53-74, 2014.

SÁ, Antônio Villar Marques; VALLS, Renata Pacini; OLIVEIRA, Blenda Cavalcante. Auto-avaliação no Ensino Superior: espelho chamado portfólio. Linhas Críticas, Brasília, v. 7, n. 13, p. 289-303, 2001.

SÁ-CHAVES, Idália. Porta-fólios Reflexivos (Também) Trazem Gente Dentro. Porto, 2005.

SAAVEDRA JELDERS, Pamela; CAMPOS, Monica Espinoza. Chilean Pre-Service Teachers Perceptions Toward Benefits and Challenges pf EFL Writing Portfolios. Profile: Issues Teach. Prof. Dev, v. 21, n. 2, 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SHULMAN, Lee. Renewing the Pedagogy of Teacher Education: The Impact of Subject-Specific Conceptions of Teaching. In: MONTERO MESA: Las didácticas específicas en la formación del profesorado. Santiago de Compostela, Tórculo Edicións, 1992.

STRIJBOS, Jetske; MEEUS, Wil; LIBOTTON, Arno. Portfolio Assignments in Teacher Education: a tool for self-regulation for the learning process. International Journal for Scholarship of Teaching and Learning, v. 1, n. 2, p. art. 17. 2007.

TAYLOR, Catherine. Using Portfolios to Teach Teachers about Assessment: how to survive. Educational Assessment, v. 4, n. 2, p. 123-147, 1997.

WELSH, Mary. Student perceptions of using the PebblePad e-portfolio system to support self- and peer-based formative assessment. Technology, Pedagogy and Education, v. 21, n. 1, p. 57-83, 2012.

ZEICHNER, Ken; WRAY, Susan. The teaching portfolio in US teacher education programs: what we know and what we need to know. Teaching and Teacher Education, v. 17, p. 613–621, 2001.

ZEICHNER, Ken. Uma Análise Crítica sobre a “Reflexão” como conceito estruturante na Formação de Professores. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, 2008.

ZEICHNER, Ken; LIU, Katrina. A Critical Analysis of Reflection as a Goal for Teacher Education. In: LYONS, Nona. Handbook of Reflection and Reflective Inquiry: Mapping a Way of Knowing for Professional Inquiry. p. 67-84, 2010.

Downloads

Publicado

2024-01-02

Como Citar

Antiqueira, L., Pereira, E. C., & Galiazzi, M. do C. (2024). Pesquisas sobre portfólios reflexivos na formação de professores: Contribuições e Críticas . Revista Contexto & Educação, 39(121), e12705. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.12705

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes